sábado, 20 de setembro de 2014

uma música para o fim de semana - Clã


Clã é uma espécie de regresso a casa. Tal como Rui Veloso. E ambos são repetentes nos palcos da Esteira.

Podemos divagar por aí, procurar novos sons, novas formas de tocar e cantar, mas depois dá vontade voltar a ouvir o que já conhecemos bem,
É como regressar a casa e dormir na nossa cama a primeira noite depois de uma longa viagem.

A "Paz Não Te Cai Bem" se fosse uma pintura, diria que é um genuíno Clã.
Letra bem pensada, sonoridade musical que rapidamente associamos aos Clã e a voz de Manuela Azevedo que fica bem em qualquer parede musical onde esteja inserida.
Podemos encontrá-la no último trabalho dos Clã -  Corrente - que de vez em quando faz umas derrapagens pela rockalhada que não resultam porque os Clão verdadeiramente não tem os seus genes virados para aí.

O vídeo é simples, elegante e castiço.
A letra da canção, é literalmente desenrolada e coreografada. Passa à nossa frente, carregada pelas mãos dos próprios músicos, com um timing quase ao segundo, tendo por pano de fundo, estantes de uma biblioteca carregadas de livros.

Vale a pena prestar atenção à letra. E não só para a ler, mas também para a ver.
É uma excelente ideia e melhor concretizada.


Bom fim de semana :)




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Não



Lamento Braveheart, mas os escoceses disseram que não. 
Também tive pena. Talvez para a próxima...





quinta-feira, 18 de setembro de 2014

pela Escócia, Sim


Nutro um grande carinho pela Escócia. Foi por ela que pela primeira vez saí do meu quintal e meus horizontes começaram a expandir-se.
Sou por isso a favor da separação dos escoceses do Reino Unido e no fundo talvez seja isso que eles todos querem, se bem que por força do hábito de viverem debaixo da rede inglesa os faça hesitar entre o corajoso e independente Sim e o confortável e seguro Não.

Não vejo o Reino Unido como um conjunto de países unidos debaixo de uma única bandeira, mas sim como um país imperial e colonizador (Inglaterra) insular dos tempos modernos que mantém debaixo das suas asas todos os restantes. Especialmente sobre a Escócia. É preciso não esquecer que o Mar do Norte, boa parte situado ao largo da Escócia, é cobiçado pelas suas reservas de petróleo. E a Escócia independente...

E de Reino Unido pouco tem. Os países representam-se por eles próprios. A Escócia tem uma liga de futebol própria. E não há uma selecção de futebol do Reino Unido. Uma contradição.

Se os escoceses votarem Sim será desencadeada uma reacção no mesmo sentido por todo lado no Reino Unido e mais uns quantos espalhados pela Europa que estão de olho bem atento a este referendo. É pensar por exemplo na Bélgica e Espanha.

Os poderes que o parlamento escocês actualmente tem, mais aqueles que lhe serão atribuídos por Cameron caso o Não ganhe, aproximam a Escócia de cada vez estar mais perto de ser um país independente.

Quando em 91/ 92 estive lá, já havia uma rivalidade bem patente entre escoceses e ingleses.
Era frequente entre outros, encontrar cartazes dizendo "Porque nós temos o whisky e os ingleses o gin? Porque escolhemos primeiro" A separação pelo álcool já estava feita.

Uma vez na estação de comboio de Glasgow quando um grupo de escoceses me perguntaram pela enésima vez de onde vinha e também enésima vez respondi Portugal, recebi abraços e palmadas nas costas.
Poucos dias antes o Benfica tinha ganho a um qualquer clube inglês e isso deixava-os orgulhosos. Apenas porque alguém, qualquer fosse o clube, tinha derrotado os ingleses.

Por isso esta coisa de Reino Unido há muito tempo que já era. E até acredito que o Reino seja mais unido separado do que unificado.
E não deixaria de ser curioso saber que novo nome seria pensado para o ex-Reino Unido e como a bandeira da Union Jack seria redesenhada sem a contribuição escocesa.