quinta-feira, 27 de outubro de 2022

o som do campo magnético da Terra (ESA Swarm)



Swarm é uma missão, composta por três satélites, da ESA (European Space Agency), que tem por objectivo estudar o campo magnético da Terra.
Nomeadamente a sua intensidade, direcção e variação geográfica ao longo do tempo ao mesmo tempo que investiga como este é criado no núcleo da Terra. Adicionalmente recolhe igualmente informação sobre o que se acredita que esteja em curso actualmente: uma inversão dos polos magnéticos. De que forma esta inversão pode alterar a geometria do campo magnético, a sua distribuição, impacto sobre os equipamentos de navegação e localização, animais que se orientam com base no magnetismo terrestre e até como pode afectar a exposição à radiação em quem está no espaço ou viaja em aviões.

Ao longo deste tempo a ESA tratou os dados obtidos pelos três satélites e traduziu-os em sons.
Apesar de o som não ser o mas tranquilo ou sereno, mas longe de ser assustador, o facto é que sem este campo magnético, sem este som, a vida não seria possível. É portanto um som muito protector.
É ele que bloqueia e suaviza a intensidade de raios gama, ultravioleta, partículas altamente energéticas do vento solar e protege a nossa atmosfera da erosão que todas elas podiam provocar. É o que poderá ter acontecido com Marte que tem um campo magnético muito fraco e portanto ineficaz.
E é ele também que causa um dos espectáculos mais belos que o nosso planeta tem para oferecer aos nossos olhos: as auroras boreais (próximas do Polo Norte) e as austrais (próximas do Polo Sul). É quando o campo magnético deflecte as partículas eléctricas emanadas pelo Sol.

O campo magnético, a magnetosfera, é criada pelo núcleo interno metálico (ferro e níquel em estado sólido) da Terra envolvido por uma núcleo externo igualmente de ferro e níquel mas em estado líquido.
Por o núcleo interno girar a uma velocidade superior à rotação da Terra, por este estar rodeado por um fluido, esta diferença origina o campo magnético da Terra.






Aqui podem ouvir o som de um buraco negro










quarta-feira, 26 de outubro de 2022

vade retro satanas


Bordalo II, no seu melhor, a mostrar a igreja no seu pior.
Ou seja, o abjecto apetite que desde há décadas a igreja tem nutrido pelos mais... novinhos 😠