sábado, 10 de setembro de 2011

uma música para o fim de semana - Alicia Keys


Para além de Empire State of Mind (part II) ser de longe o meu tema preferido de Alicia Keys, pareceu-me ser uma escolha óbvia no fim de semana em que se recorda a passagem de dez anos sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Estive em Nova Iorque na passagem de ano de 2003 para 2004. Para além de umas excepcionais medidas de segurança em quase todo o lado, a cidade parecia exibir uma normalidade não forçada, sem demonstrações evidentes do trauma que porque tinham passado dois anos antes.
Evidentemente o Ground Zero estava cheio de fotografias, mensagens, flores e desenhos. Pessoas passavam para ver o local, fotografando-o,  havia quem orasse de cabeça baixa e outras choravam recordando alguém entre os quase três mil mortos que os ataques às torres do World Trade Center causaram.

Dessa passagem de ano recordo particularmente bem o carinho que todas as pessoas demonstravam para com os bombeiros e polícia, turistas incluídos.
Frequentemente deixavam as pessoas tirarem fotografias com eles e com as sua viaturas, sendo muitas vezes cumprimentados e saudados.
São um grupo de pessoas a quem Nova Iorque tem uma dívida de gratidão muito grande e a cidade não regateia o seu obrigado.




quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A Rapariga e o Cavalo


The Girl & the Horse. Encontrei esta animação no Vimeo. O desenho é cru e a estética algo arrojada, mas a sua essência, a sua mensagem, essa é deliciosa.

Certamente que há muita gente a precisar e a suspirar pela lealdade desinteressada deste cavalo, que mesmo depois de afastado, sabe, sem que lhe peçam, quando voltar.






quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Steve McCurry - Leica Hall of Fame Award


Quem leu este texto sabe que tenho uma admiração profunda por Steve McCurry. Um fotógrafo norte-americano de 61 anos que dedicou mais de metade da sua vida à fotografia.
Recentemente a Leica resolveu institucionalizar um prémio - Leica Hall of Fame Award - que distingue um fotógrafo que tenha prestado excepcionais serviços à fotografia e à marca Leica.
E para atribuição do seu primeiro prémio a escolha recaiu sobre Steve McCurry.

É ele o autor da incrível fotografia da "rapariga afegã" que tirou em 1984 quando a encontrou no campo de refugiados Nasir Bagh no Paquistão, altura em que a União Soviética já tinha invadido o Afeganistão.
Foi capa da revista National Geographic em Junho de 1985 e é considerada a mais famosa capa da revista do rectângulo amarelo desde que esta foi fundada há 121 anos. 

A Rapariga Afegã ganhou o seu nome verdadeiro, Sharbat Gula, em 2002 quando o fotógrafo numa expedição organizada pela National Geographic, a identificou após ter recorrido a técnicas biométricas comparando os padrões da íris da fotografia com a de Sharbat Gula.

Em 1986 Steve McCurry torna-se membro da agência fotográfica Magnum, por muitos considerada, eu incluído, como a melhor agência de fotógrafos do mundo.

A Leica elaborou uma pequena retrospectiva fotográfica de Steve McCurry por altura da entrega do prémio.





A música que acompanha o slide é do compositor americano Samuel Barber - Adagio for Strings Opus 11. Este adagio tornou-se conhecido pela sua utilização no filme de Oliver Stone - Platoon.




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

sem limites


A Batelco é uma das maiores empresas de telecomunicações do Bahrain, e portanto cheia de massa.
E quando se tem massa e se quer inovar, o resultado é este anúncio onde tudo é possível.

Gostei particularmente do gorila :)).