terça-feira, 18 de maio de 2010

muito bem escolhido Sr Presidente!

No dia mundial contra a homofobia (17 de Maio) e simultâneamente se comemora os 20 anos da retirada por parte da OMS da homossexualidade da lista das doenças mentais, Cavaco Silva promulgou o diploma que aprova o casamento homossexual.

A escolha deste dia dificilmente seria melhor e confere um motivo extra de celebração para a comunidade gay em Portugal. Muito bem escolhido Sr Presidente!

Na verdade penso que Cavaco Silva não teria muitas possibilidades de não aprovar este diploma e fê-lo até contrariado.
O Tribunal Constitucional não o chumbou, se o PR vetasse muito provavelmente o Parlamento voltaria aprová-lo (foi o que aconteceu com o Estatuto dos Açores) além que se aproximam as eleições presidenciais de 2011 e levantar polémicas agora... pode não ser uma boa ideia.

Agrada-me ter-se mantido termo "casamento" para designar a união entre pessoas do mesmo sexo. Não o manter seria um acto de discriminação para com os homossexuais e um acto de cinismo ao querer disfarçar a verdadeira natureza e intenção desta união. É algo parecido quando alguém usa as palavras "interrupção voluntária da gravidez" em vez de "aborto". Seria bastante patético se tal acontecesse.

De acordo o discurso do Presidente da Republica, só 7 países em todo o mundo adoptaram a palavra "casamento" nos seus respectivos diplomas. Ao contrário do que seria intenção do Presidente é bom saber que Portugal está na linha da frente em algo de positivo e inovador.

Só é pena a adopção ainda não estar contemplada, mas um passo de cada vez.


Link para o discurso presidencial que aprova o casamento homossexual

página da Presidência da República Portuguesa

Fotografia (fonte Google Imagens)