quarta-feira, 16 de março de 2022

voice above water (voz sobre a água)


Diz o pescador indonésio de 90 anos, Wayan Nyo, da ilha de Bali, não consegue pescar mais peixe devido à quantidade de plástico no oceano. No ano 2000, decidiu que em vez de pescar iria passar a retirar plástico do oceano para que um dia possa voltar a pescar.

O que vídeo pretende transmitir é apesar de ser apenas um só homem, ele tem no entanto o poder de fazer a diferença pela defesa do oceano. Se este esforço for multiplicado por muitos, por governos, por decisores, pelas empresas, a salvação do oceano pode ainda acontecer. Se nada for feito em contrário, estima-se que em 2050 possa haver mais plástico que peixes nos mares.

Talvez não este pescador, mas são os pescadores e a indústria pesqueira um dos maiores contribuidores para o lixo plástico no oceano. São a maior ameaça à vida marinha através da massificação da pesca sem critério, destrutiva, e o abandono de redes (redes fantasma). Estas ficam nos fundo dos mares - são uma fonte importante de microplásticos - ou chegam às praias e costas marítimas, enredando nelas indiscriminadamente todo o tipo de animais: peixes, tartarugas, golfinhos, aves, tubarões, etc..., etc..., etc...

Estima-se que anualmente são largadas, abandonadas e perdidas cerca de seiscentas e quarenta mil toneladas (!!!) de redes todos os anos. A devastação que elas causam nos habitats e na vida marinha é incalculável.