sábado, 6 de agosto de 2011

uma música para o fim de semana - Amália Hoje


Definitivamente não sou fã de Amália - e agora vou ser blasfemo - e nem sequer penso que ela tivesse uma voz por aí além.
Mas sem dúvida que o projecto Amália Hoje, liderado por Nuno Gonçalves dos The Gift, fez um favor a Amália ao divulgar o seu nome e as suas canções, com novas roupagens, ao público mais novo que não teve um contacto directo com a fadista.

Gaivota foi o tema que divulgou o projecto, mas pessoalmente prefiro o tema Soledad fantasticamente cantado por Sónia Tavares.
Uma grande voz, um grande vídeo e um arranjo musical extraordinário.




quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Renault 4L - 50 anos


Tal como o VW Carocha, a ideia da Renault era desenhar um carro que fosse acessível para todos.
Segundo as palavras de Pierre Dreyfus, o presidente da marca francesa na altura, teria que ser "como as calças de ganga, versátil, moderno e que não passe de moda".
A 3 de Julho de 1961 nascia o Reanult 4L.

É o terceiro modelo mais vendido de sempre com mais de oito milhões de automóveis produzidos.
Ficou atrás do VW Carocha e do Ford T.



mulheres ;)


No Mónaco, um Bntley Azure de 285 mil euros chocou de uma só vez com quatro carros. Um Mercedes classe S, um Ferrari, um Porsche e um... Aston Martin.
Estima-se que os prejuízos totais atinjam os 45 mil euros.

Com tanto jeitinho para marcas e colidindo com quatro carros de luxo ao mesmo tempo, quem iria ao volante?
Uma mulher, claro. :D


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Grande Ecrã - Hanna


De Joe Wright conhecia Expiação e o Solista. Gostei bastante do primeiro e aborreci-me com o segundo.
Foi com expectativa que fui ver Hanna. Era a primeira incursão deste realizador no cinema de acção.

Uma jovem rapariga criada e treinada numa floresta do ártico (norte da Finlândia) por um ex-agente secreto da CIA escolhe por vontade própria num determinado momento carregar num botão que irá revelar a sua posição.

A partir daqui desencadea-se uma perseguição ao pai (Erik) e à filha (Hanna), onde esta última irá revelar todo o seu treino e algo mais que desconhecia.

A questão é que Hanna não tem pernas para andar. Não pela realização, mas sim pelo seu argumento, o grande calcanhar de Aquiles deste filme.
Joe Wright, habituado a dramas, até filma de uma maneira interessante e consegue imprimir dinâmica ao filme, mas o argumento é muito mastigado.  Nunca chega a atingir a velocidade de cruzeiro.
É pouco esclarecedor e por vezes monótono.

Não se percebe por exemplo porque é que tem que ser Hanna a matar Marissa Wiegler e não Erik, quando é esta que mata a sua mulher e mãe de Hanna quando era criança.
As relações e o passado entre este "triângulo amoroso" constituído por Erik, Hanna e Marissa é mal explicado e confuso.
Assim como o pouco emotivo e (bastante) previsível desfecho final entre as duas mulheres. Entre uma agente CIA, fria e implacável, e uma assassina geneticamente modificada, será que não dava para mais qualquer coisita??

Sobra como mais valia deste filme a actuação de Saoirse Ronan (Hanna), um cordeiro vestido de pele de lobo,  Cate Blanchett na astuta e calculista Marissa Wiegler e a jovem actriz Jessica Brden no papel de Sophie, a jovem amiga de Hanna.

Será que é um filme que vale a pena ver? Para quem não der atenção aos pormenores, talvez.