sábado, 25 de setembro de 2021

uma música para o fim de semana - Road of Lonely Ones (Fred)


Jazz em português. E do melhor.
 
Liderado pelo baterista Frederico Ferreira (Fred) que já leva vinte nos de carreira, filho do também baterista Kalu, dos Xutos e Pontapés, o que prova que filho de peixe sabe nadar.

Para editar o seu segundo trabalho, Series Vol.1- Madlib, dedicado ao produtor norte-americano de música Madlib (Otis Jackson Jr) - que além de produtor também é instrumentista e rapper - Fred chamou a si, Eduardo Cardinho em vibrafone e sintetizadores), Karlos Rotsen para as teclas (piano, rhodes e sintetizadores), Márcio Augusto a tocar baixo e Tomás Marques em saxofone e flauta.

Som é sofisticado, mas fluido e fresco (ou não estivesse em acção um vibrafone), bem texturado e com sonoridades não muito vulgares no jazz nacional. Atenção ao piano de Karlos, um trabalho altamente.
Road of Lonely Ones é o tema escolhido para abrir este trabalho lançado ontem. Fresquinho, fresquinho.
Madlib definitivamente é um album a explorar.

Bom fim de semana 😉






quarta-feira, 22 de setembro de 2021

meu adorado Outono


É a estação que mais se insinua nos nossos sentidos. É a mais repleta de texturas. É a mais introspectiva.
É bela nas cores que forram as vinhas já vindimadas, suave como a queda das folhas que as árvores derramam sob o cinzento do alcatrão, terna e aconchegante como as mantas que saem das gavetas, aromática como as primeiras chuvas que libertam o mais envolvente dos perfumes quando estas batem nas estradas e na terra. Eis a estação do Outono.

Alexandre Glazunov, compositor russo de escola romântica, no seu ballet As Estações, de 1899, evoca cada uma delas. Em Outono, Glazunov começa com festividade e majestosidade, as danças, as vindimas e a festa do vinho são celebradas com exuberância, para depois descrever o Outono mais avançado, mais melancólico, bucólico e sereno onde as temperaturas vão gradualmente baixando, castanhas começam a ser assadas e as lareiras fazem crepitar as primeiras fagulhas tornando as conversas mais amenas e mais reflectidas.
No fim, conclui de novo de forma apoteótica e jovial recuperando o tema inicial.

Especial atenção por volta dos 03.50 min onde começa o Petit Adagio, uma das peças mais bonitas que constituem todo o bailado e particularmente o Outono, terminando por volta dos 08.19 min. Sublime.

O meu adorado Outono começa hoje. Benvindo 🥰🎻🍁🍂








domingo, 19 de setembro de 2021

Ilhas Faroe, Dinamarca - para além das palavras


Em nome da tradição, a mesma que os toureiros usam para torturar centenas de touros anualmente, ais de 1400 golfinhos foram chacinados nas Ilhas Faroe, Dinamarca, num país dito civilizado e com umas melhores economias do mundo.

Triste e revoltante para além das palavras, para além da descrição. 
Não merecemos este planeta. É demasiado belo para nós que não o compreendemos, só o destruímos e com ele todos os animais que connosco coexistem e até há mais tempo estão nele.
Quanto mais depressa nos extinguirmos, quanto mais depressa desaparecermos da face deste planeta, melhor.
Fomos o erro mais grosseiro da evolução, o pior erro que a natureza criou.
Somos pior que uma praga.