sábado, 25 de agosto de 2012

Neil Armstrong



That's one smal step for man, one giant leap for mankind




Neil Armstrong o primeiro homem a pisar a Lua, morreu hoje com 82 anos vítima de complicações cardíacas após a colocação de um bypass.

Nascido a 5 de Agosto de 1930, Neil Armstrong sabia o que queria, voar. Estudou engenharia aeroespacial, em 1949 era aviador da marinha, participou na guerra da Coreia como piloto de caça. onde ganharia várias condecorações.
Após a guerra tornou-se piloto de testes e ensaios de vários aviões e protótipos experimentais.

Tornou-se astronauta pela NASA em 1962 e em Dezembro de 1968 foi-lhe oferecida a hipótese de se tornar comandante da missão Apolo 11.

E foi assim que se tornaria uma lenda e faria parte da História quando a 20 de Julho de 1969, Neil Armstrong com trinta e oito anos, foi o primeiro homem a pisar solo lunar.

Talvez agora definitivamente livre da gravidade terrestre que certamente lhe limitava e prendia os movimentos, mas não o seu espírito, Neil Armstrong nos pisque um olho ou nos diga adeus da Lua, ou de outro ponto qualquer do universo.





uma música para o fim de semana - Ena Pá 2000


Desta vez "uma música para o fim de semana" vai baixar o seu nível.

Eles são os réis do non-sense da música portuguesa.
As letras são sempre ousadas, principalmente descaradas e provavelmente apenas os Ena Pá 2000 seriam capazes de as escrever, cantar, editar e melhor ainda, levar montes de gente a ouvir, ir aos concertos e comprar os discos deles.

Tal como os Fúria do Açúcar, eles surgem em 1991 liderados pelo Manuel João Vieira.
Para além dos Ena Pá 2000, Manuel João Vieira, fundou e foi a voz de Os Irmãos Catita e recentemente dos Corações de Atum.
É um homem ligado às artes e às várias artes, para além de músico também escreve e pinta.
Em em 2006 e 2011 foi pré-candidato à presidência da república respectivamente com os lemas "Vieira - uma banana para a república e "só desisto se for eleito".

Mediático, politicamente muito incorrecto e sem assuntos tabus., diz em voz alta e em tom sério, mesmo que não seja seriamente, o que os outros pensam discretamente e fá-lo à frente de quem quer que seja.


Dificilmente arranjaria melhor chave de ouro para acabar a Silly Season que começou no primeiro fim de semana de Agosto.

Desta vez, por bons motivos, não meto como usualmente partes da letra.
A verdade é que ela e as suas rimas também não oferecem dificuldade nenhuma. São fáceis de seguir  :D.


Bom fim de semana :)





quarta-feira, 22 de agosto de 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

vergonhoso e provocatório


Que as touradas e toda a sua envolvência são um crime contra a vida é sabido, que desprestigia e envergonha a verdadeira cultura nacional é garantido, que faz a apologia da dor e do sofrimento, parece-me óbvio e que é em si um acto de tortura e demonstração de covardia e pobreza de espírito por parte de quem pratica e assiste, certamente que é.

A tudo isto, junta-se agora a provocação, o desrespeito e a mesquinhez. A Protoiro ao ir em casa alheia, a câmara de Viana de Castelo, realizar uma tourada no passado dia 19, espezinhou e afrontou a vontade de uma população, impôs algo que ninguém desejava, queria ou quer passar a ter.

Para transmitir a ideia de sucesso da iniciativa, a Protoiro pagou bilhetes e utilizando várias camionetas fez deslocar "aficionados", leia-se sádicos, de vários pontos do país para "encher" o recinto.

O que aconteceu no passado domingo em Viana foi vergonhoso, e chamar a quem defende a vida e o respeito pelos direitos animais eco-terroristas é de uma estupidez digna de quem covardemente se diverte a espetar bandarilhas no lombo de um animal, torturá-lo, vê-lo sofrer e ainda pensar que o que faz é arte e tem dignidade.





domingo, 19 de agosto de 2012

dia mundial da Fotografia 2012 - Timothy Allen


Viajar é encontrar aquilo que não se procura, o que não se sabe que existe. É encontrar novas cores, novos aromas, rostos diferentes, culturas distintas.

Pode ser num país longínquo ou ao sair de nossa porta, mas sempre com os sentidos mais apurados, buscando aquilo que a rotina não permite ver.
Viajar é por definição explorar e quase sempre ficar surpreendido.

O fotógrafo Timothy Allen é tudo isto. Ele é sinónimo de viajar. O que faz sentido, uma vez que fez parte da equipa que filmou e fotografou a incrível série BBC Human Planet.

Esta série mostra o impacto que o ser humano teve e tem, para o bem e para o mal, no habitat que o rodeia, como foi a nossa adaptação aos mais diversos ambientes.
Mostra as relações que comunidades mais ou menos longínquas estabelecerem entre si  e com a natureza que os envolve.

Timothy nasceu em 1971 em Inglaterra e licenciou-se em zoologia. Durante três anos viajou pela Indonésia onde descobriu que a fotografia era a sua paixão.
Em finais de 2007 a BBC chamou-o para fazer parte como fotógrafo da equipa BBC Human Planet.
Durante cerca de dois anos ele viajou e fotografou mais de quarenta países, construindo um imenso portefólio sobre aquilo que a humanidade é.

Do seu trabalho enquanto fotógrafo BBC, escolho para o dia mundial da fotografia,.uma fotografia que ilustra um indígena da Papua Nova Guiné exibindo no seu rosto cores tribais.

As tais cores que não sabemos que existem, os aromas que intuitivamente sabemos que não conhecemos e o tal choque cultural que nos diz que o mundo é bastante diferente daquele que nós usualmente nos movimentamos e conhecemos.





Algumas das fotografias de Timothy Allen podem ser vistas aqui e aqui.