domingo, 19 de agosto de 2012

dia mundial da Fotografia 2012 - Timothy Allen


Viajar é encontrar aquilo que não se procura, o que não se sabe que existe. É encontrar novas cores, novos aromas, rostos diferentes, culturas distintas.

Pode ser num país longínquo ou ao sair de nossa porta, mas sempre com os sentidos mais apurados, buscando aquilo que a rotina não permite ver.
Viajar é por definição explorar e quase sempre ficar surpreendido.

O fotógrafo Timothy Allen é tudo isto. Ele é sinónimo de viajar. O que faz sentido, uma vez que fez parte da equipa que filmou e fotografou a incrível série BBC Human Planet.

Esta série mostra o impacto que o ser humano teve e tem, para o bem e para o mal, no habitat que o rodeia, como foi a nossa adaptação aos mais diversos ambientes.
Mostra as relações que comunidades mais ou menos longínquas estabelecerem entre si  e com a natureza que os envolve.

Timothy nasceu em 1971 em Inglaterra e licenciou-se em zoologia. Durante três anos viajou pela Indonésia onde descobriu que a fotografia era a sua paixão.
Em finais de 2007 a BBC chamou-o para fazer parte como fotógrafo da equipa BBC Human Planet.
Durante cerca de dois anos ele viajou e fotografou mais de quarenta países, construindo um imenso portefólio sobre aquilo que a humanidade é.

Do seu trabalho enquanto fotógrafo BBC, escolho para o dia mundial da fotografia,.uma fotografia que ilustra um indígena da Papua Nova Guiné exibindo no seu rosto cores tribais.

As tais cores que não sabemos que existem, os aromas que intuitivamente sabemos que não conhecemos e o tal choque cultural que nos diz que o mundo é bastante diferente daquele que nós usualmente nos movimentamos e conhecemos.





Algumas das fotografias de Timothy Allen podem ser vistas aqui e aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário