sábado, 16 de julho de 2016

uma música para o fim de semana - Kika Santos (Loopless)



É boa onda, é cool, é fixe.
Aquele tipo de música que mais do que ouvir, é deixar que ela flua à nossa volta.
É uma companhia descontraída. Chill out se quisermos.

A receita com que o nu soul e o nu jazz são fabricados (neo soul/ neo jazz se preferirem) é complicada, mas o cocktail que resulta dela é super refrescante.
No fundo é pegar nas bases, na essência do soul, do jazz e,do R&B e revisitá-la, dar-lhe novas roupagens. Polvilhá-la com doses de hip hop, funk, algum psicadelismo, a electrónica dos loops e samples e acrescentar o prefixo nu ou neo. Ambos uma deturpação do palavra inglesa new. Algo de novo.

Para os frequentadores do chill out e dos sunsets, palavra em voga para o pôr do sol nas praias por parte de quem aparece nas revistas cor de rosa, reconhecerão facilmente.
E a coisa resulta muito bem. Melhor ainda se a música for acompanhada de um gin, ou de um black russian. Preferencialmente este último ;) e não precisa de ser na praia.


Kika Santos, cantora de origem angolana, foi talvez a primeira voz nacional, mesmo que passando algo despercebida do grande público, que conseguiu trazer ao de cima, tirar da obscuridade em que este género estava em território nacional.
Mas foram os Expensive Soul, com o seu soul de batida hi hop, que projectaram e angariaram uma vasta audiência para este género musical.

A música para o fim de semana vem de Kika Santos, a mãe do nu soul nacional e da sua banda Loopless.
As sonoridades de Loopless atiram-nos para um soul muito jazzistico e isso agrada-me imenso nesse seu trabalho.

Pink Blue Hotel, são quase dez minutos de chill out, de ambientes sonoros positivos e se prestarem bem atenção ainda conseguem sentir o aroma do licor de café misturado com o do vodka. ;)


Bom fim de semana :)





quinta-feira, 14 de julho de 2016

muito bem Lady Gaga :)))


Sempre que a China impede, manifesta desagrado, faz ameaças ou chantagem, por alguém ou um país, por se encontrar com o Dalai Lama ou lutar pela liberdade desse país independente, ignorado pelo mundo ocidental, oprimido e quase destruído pela China que se chama Tibete, dou saltos pulos de satisfação.

Foi o que aconteceu recentemente com Lady Gaga.

Mas já aconteceu o mesmo a outros músicos. Selena Gomez, Björk, Bon Jovi, Maroon 5, Oasis e Jay Z entre outros que já foram mimoseados com a "indignação" chinesa por terem contrariado e exposto a arrogância do governo no que se refere à sua falta de respeito pelos direitos humanos e ao genocídio cultural e não só, que está a acontecer paulatinamente no Tibete.


Muito bem Lady Gaga!! Mas ainda não me esqueci da tua idiotice do vestido de carne...






quarta-feira, 13 de julho de 2016

série "vencedores" - selecção nacional de atletismo


O atletismo nacional "limpou" cinco medalhas nos europeus de atletismo em Amesterdão. Duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Patrícia Mamona é campeã europeia do triplo salto, Sara Moreira é campeã europeia da meia-maratona, enquanto Jéssica Augusto ficou em terceiro na mesma competição. Dulce Felix ganhou prata nos 10 000m e o búlgaro naturalizado português ganhou bronze no peso.

Pelos lugares obtidos de Sara Moreira e Jéssica Moreira, a equipa feminina de meia-maratona é campeã europeia da modalidade.

Se o pessoal do futebol fosse condecorado pelo Presidente da República e estes cinco atletas não o fossem, haveria muito que explicar.
Agora, e por princípio, todas outros atletas, de qualquer outra modalidade, que obtenham resultados relevantes em grande competições deverão ser condecorados.


O Presidente é uma fala-barato e precipitou-se em condecorar os jogadores de futebol, que de longe são os atletas que têm as melhores condições físicas e financeiras para treinar e portanto obter resultados a condizer.

Estou curioso em saber o que vai fazer Marcelo Rebelo de Sousa aos atletas paraolímpicos nacionais quando trouxerem para casa uns bons quilos de medalhas. É o historial das suas prestações que tal o dita. Daqui a poucos meses estão a representar as cores nacionais nos Jogos Paraolímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Se há enteados no desporto nacional, estes heróis nacionais são claramente os maiores deles.
Espero e desejo que o deixem de ser e tenham o reconhecimento presidencial e mediático que merecem e devem ter.












terça-feira, 12 de julho de 2016

série "Vencedores" - selecção nacional de futebol


Teria que ser alguma vez que o futebol nacional faria algo de verdadeiramente de jeito.
Pela primeira vez a selecção de nacional de futebol ganha uma competição importante e pela primeira vez, justifiquem os milhões que ganham e que gastam.
Mas mantenho e reafirmo que muitas outras outras modalidades valem bem mais o dinheiro que devia ser investido nelas, que o dinheiro que é investido no futebol.

E penso principalmente e acima de tudo, em todos os atletas paraolímpicos que fazem mais pelo reconhecimento do nosso país que a selecção. E representam Portugal frequentemente com o dinheiro do seu próprio bolso, de familiares e amigos e ainda têm de "mendigar" um patrocínio de uma empresa qualquer que lhes dê o que não conseguiram angariar, sob risco de não poderem representar o seu país.
Além que estes não ganham, nem sequer sonham, como prémio de terem o ganho o Europeu 2016, 250 mil euros! E ao que parece livre de impostos...


Agora o lado muito positivo da coisa.
Foi altamente termos ganho em casa daqueles sebosos e arrogantes franceses.
Inclusivamente criaram uma petição para repetição da final. E quase 100 000 palermas já a assinaram.