sábado, 29 de maio de 2010

desabafo

Leio blogues, oiço as noticias e vejo os telejornais. Tenho a completa sensação que somos um país sem rumo, incoerente e... desgovernado.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mourinho. José Mourinho

Diz-se que Mourinho é um génio do futebol. Não concordo. É um treinador de excepção, mas não genial.

Penso que seria genial se tivesse continuado em Portugal e tivesse levado uma equipa portuguesa (eventualmente o FC Porto) a tornar-se consistentemente respeitada e temida no futebol europeu.
Se virmos bem, por todos os clubes por onde passou, dinheiro nunca foi um problema. Sempre teve as condições todas para desenvolver e construir equipas ganhadoras.
A excepção foi o Porto em que teve que ultrapassar as naturais (muitas) limitações financeiras que um clube português tem e talvez por isso a alta roda do futebol europeu lhe tenha aberto a porta.

Acima de tudo é um líder extraordinário e um motivador por excelência. É possuidor de um ego gigantesco e uma autoconfiança extrema transmitindo tudo isso à sua equipa. Sabe levar os seus jogadores a acreditarem plenamente nele enquanto treinador e neles próprios enquanto jogadores. E é aqui, para mim que ele se diferencia de outros treinadores de topo. Depois disto, claro que sim, ele realmente entende de futebol.

Se no Real Madrid fizer um percurso semelhante como tem feito nos clubes anteriores, creio que entrará para a história do futebol, se não, não passará de mais um bom treinador carismático e polémico que deixou algumas marcas pelos clubes por onde passou.

De qualquer maneira, este ano com o Inter de Milão, Mourinho arrasou.
Taça de Itália, campeonato italiano e liga dos campeões europeus no mesmo ano, é algo que não é para todos.


fotografia - Google Imagens