sábado, 17 de julho de 2010

a mesa dos grandes


No debate sobre o Estado da Nação, Paulo Portas mostrou que está em aflições e já desespera.
Pressente que está em causa a sobrevivência do CDS como terceiro maior partido da política portuguesa. E pressente bem.
O ascendente e protagonismo que tinha ganho quando o PSD era liderado por Manuela Ferreira Leite está a perdê-lo com o PSD de Passos Coelho. E sabe que é para continuar.
Só assim se percebe a peregrina ideia de convidar o Primeiro Ministro (e logo este!) a demitir-se, exortando depois o PS a escolher alguém com perfil mais moderado para liderar um novo governo.
Cereja no topo do bolo. Esse novo governo seria formado pelo PS, PSD e... pelo CDS. Uma proposta de triunvirato, um espécie de governo de salvação nacional.
O PSD através do seu vice presidente Luis Montenegro nem quis ouvir falar mais sobre isto, descartando-se desta posição.

Portas fez-me lembrar um puto oportunista que não conseguindo chegar à mesa dos grandes, onde estão os bolos, põe-se em bicos de pés para espetar o dedo num e leva uma sapatada nas mãos enquanto alguém lhe diz para esperar pela vez dele.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

dói muito ;(


Quando a dor seca a alma e o vazio a inunda.


Árvores do Alentejo

Horas mortas... Curvada aos pés do monte
A planície é um brasido e, toruradas,
As árvore sangrentas, revoltadas,
Gritam a Deus a benção duma fonte!

E quando, manhã alta, o sol posponte
A oiro a giesta, a arder, pelas estradas
Esfíngicas, recortam desgrenhadas
Os trágicos perfis no horizonte!

Árvores! Corações, almas que choram,
almas iguais à minha, almas que imploram
Em vão remédio para tanta mágoa!

Árvores! Não choreis! Olhai e vede:
Também ando a gritar, morta de sede,
Pedindo a Deus a minha gota de água.


Florbela Espanca
(08.12.1894 - 08.12.1930)


quinta-feira, 15 de julho de 2010

Paul, o polvo oráculo III

Segui com mais interesse o dia a dia do polvo Paul do que o mundial de futebol e mais ainda do que a nossa sensaborona selecção.
Ele foi claramente um dos seus maiores protagonistas.

Agora que o mundial terminou, depois de ter dado a ganhar dinheiro a muita gente que apostou nele e tendo ele próprio ganho uma réplica da taça do campeonato, Paul com cerca de dois anos e meio, vai retirar-se das lides adivinhatórias e sair de cena.

Segundo os seus tratadores vai voltar ao seu trabalho inicial: arrancar sorrisos às crianças. Um trabalho bem mais nobre e útil para um velho polvo.
Como diria Spock: tenhas uma vida longa e próspera.


fotografia (fonte Google Imagens) - Paul

quarta-feira, 14 de julho de 2010

poupar no farelo e gastar na farinha

Quando Gabriela Canavilhas, Ministra da Cultura, anunciou que afinal não era necessário fazer cortes de 10% das verbas (aproximadamente 6.5 milhões de euros) destinadas à cultura foi sem dúvida uma boa notícia para este sector e para o país.

Revela sensatez e algum sentido de protecção por uma área que usualmente é pouco acarinhada quer pelo poder político quer pelo povo português.
Mas também revela a mesquinhez do governo na intenção inicial.

Porque enquanto pretende apertar o cinto à cultura, renova a frota automóvel do Estado comprando em dois anos 922 viaturas novas para ministérios e institutos públicos, com 608 viaturas novas custarem cerca de 7.7 milhões de euros.
Se compararmos este valor com os cerca de 6.5 milhões que os 10% de corte representam para a cultura percebemos facilmente o quanto o povo português é sábio.


fotografia (fonte Google Imagens) - Gabriela Canavilhas