sábado, 13 de outubro de 2012

a Esteira está de partida


"Olha à tua volta, absorve o que vês. Fecha os olhos por uns segundos e inspira demorada e calmamente. Assim poderás sentir esse local nesse momento.
É um local que sempre me retirou a respiração, quando vejo fotos ou filmagens."


Foi o pedido feito por alguém quando soube que nas próximas semanas eu iria viajar para o Peru e logo iria estar em Machu Picchu.
Tenho este hábito na verdade. Quando estou em locais onde o tempo se acumulou ao tempo, locais que ainda hoje são marcas na história da Humanidade, locais onde mistério, a sedução, e a força de uma civilização ou cultura. Eu fecho os olhos e vejo esses marcos com de uma maneira que eles não vêm. Vejo-os com os olhos da alma.

Foi assim no Coliseu de Roma, na Grande Muralha da China, nas Pirâmides do Egipto, Stonhenge em Inglaterra, na antiga cidade maia de Tikal e será assim em Machu Picchu.

Daqui a uns dias terei um dos maiores símbolos dos Incas aos meu pés, terei a mesma visão que Hiram Bingham teve quando em 24 de Julho de 1911 descobriu a cidade Inca de Machu Picchu.


Hiram Bingham



Com a Bolívia mesmo ali ao lado, não perderei a oportunidade de me sentir esmagado pela imensidão branca e salgada do Salar de Uyuni e de sentir verdadeiramente e literalmente na pele por um par de horas o que é ser mineiro.

Potosi igualmente na Bolívia é famosa pelas suas minas de prata. Ainda hoje há mineiros que lá trabalham em condições sub-humanas, por falta de alternativas na zona.

Se em Potosi são as minas que dominam a cidade, na capital, La Paz, é claramente o Mercado das Bruxas.

É uma viagem que promete.
Até daqui a umas semanas :)



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

as preferidas dos portugueses


O jornal Expresso divulgou durante quatro semanas (terminou no passado dia 5 de Outubro) um exaustivo estudo da vida e comportamento sexual dos portugueses.

Em cem perguntas abordou diversos temas da sexualidade. Desde a iniciação da vida sexual, a frequência ou a orientação até à duração dos preliminares e das relações sexuais, passando pelas fantasias e fidelidade conjugal.

Sexo a três parece ser a fantasia mais desejada por ambos sexos. Cerca de 19% para eles e 6.4% para elas.
No que respeita a doenças sexualmente transmissíveis, os parasitas púbicos, vulgo chatos, é a mais frequente com cerca de um quarto das respostas. Logo a seguir e próximo, 22%, aparece herpes.

Para cerca de 26.5% dos portugueses uma relação sexual dura cerca de 11 a 20 minutos.

Ao que parece, ser do Sporting não ajuda à festa, ser político de direita ainda menos. Os mais lascivos parecem ser os algarvios e quanto a fumar e beber parece que até dá mais pica.

No que respeita a posições o Missionário é rei.




daqui