sábado, 4 de fevereiro de 2017

uma música para o fim de semana - José Cid



Gosto sinceramente de José Cid. É um castiço e um desbocado.
Diz o que pensa sem grandes pruridos e sem olhar a quem. Tem um ódio de estimação a Toni Carreira que o ignora olimpicamente. E isso faz umas grandes comichões ao nosso amigo José Cid.
Diria que é uma questão de ciúmes.

O chamusquense sabe, e muito bem, que é melhor que o cantor da Pampilhosa da Serra. É mais versátil, mais sofisticado e a sua música mais genuína.
José Cid está como peixe na água em géneros musicais muito diferentes entre si. Rock progressivo, jazz, bossa nova, fado, world music, pop, baladas.

No entanto e apesar de ter uma audiência tão diversificada e alargada como os géneros musicais que toca, dificilmente consegue encher o Atlântico com a facilidade e a frequência com que o cantor romântico o faz.
E apesar de aparentemente não o incomodar, é algo que o seu ego não consegue lidar muito bem.


Vou dar a mão ao José Cid. É verdade que Tony Carreira esgota todos concertos, vende mais, é mais famoso, é mais mediático, ninguém tem mais mulherio, dos 8 aos 88 anos, que ele nos seus espetáculos e ainda conseguiu pôr todos os filhos a cantar e a serem famosos, mas a contribuição deste cantor piroso, para a música nacional, para a sua história, para o seu desenvolvimento, começa e acaba aqui.

Se olharmos para a carreira de Cid, ela é longa, prolifera e relevante. Dificilmente ouviremos alguém dizer que não se lembra de uma qualquer canção dele.

Recentemente lançou o tema "Se o Chico Buarque me cantasse um fado".
Foi super fácil para mim gostar desta canção. Tudo nela tem a cara de José Cid. A letra e a rima descontraída, uma canção que é cantada com prazer. E as sonoridades são diversas e sabiamente misturadas. Encontramos tudo o que a canção fala, o jazz, o fado e o samba.
E convenhamos que isto está bem para além que o Tony Carreira seria capaz de fazer.

José Cid que antes de fazer carreira na música foi professor de Educação Física, faz hoje 75 anos. 👍

Em 2003, José Cid declarou: "Se Elton John tivesse nascido na Chamusca, não teria tido tanto êxito como eu."

Bom fim de semana  😀






terça-feira, 31 de janeiro de 2017