terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TAP - um mau regresso de férias

O regresso de férias é sempre algo potencialmente doloroso. Para trás ficam memórias, descobertas e certamente bons momentos.
Utilizo o voo (ou voos) de regresso para um rever da viagem que se aproxima do seu fim, como uma introdução mental do regresso à realidade, um estágio à rotina do dia a dia que de novo se aproxima.

Era o que eu pensava que iria ter oportunidade de fazer no regresso de uma viagem ao Egipto.
Mas a TAP no voo de ligação de Milão para Lisboa de ontem à noite arrasou com tudo isto.
Foi, sem margem para dúvida o pior voo já realizei até ao momento.

O Airbus 321 estava absolutamente lotado. O escasso espaço para as pernas fazia com que os passageiros não conseguissem fazer passar pequenas malas entre elas para colocar por baixo do assento, porque o espaço disponível para bagagem nos compartimentos principais, rapidamente esgotou face à quantidade de passageiros que este voo transportava.
O pitch, a distância entre lugares consecutivos, era de tal maneira curto que houve pessoas que tiveram que ser ajudadas para conseguirem se levantar dos seus assentos.

Vários passageiros ficaram mal dispostos devido à deficiente circulação e renovação de ar no interior do avião, que rapidamente se tornou abafado e sufocante.
Não houve serviço de cabine com o argumento que o voo estava a ser realizado com a tripulação mínima de segurança. Nem sequer distribuição de água houve, ou informação se esta estaria disponível.
Não houve igualmente simpatia ou tentativa por parte da tripulação de minimizar os incómodos destas lamentáveis condições de transporte.

Até se percebe que a TAP opere em contenção de custos, mas ao ponto de maltratar passageiros, de tornar um voo de duas horas e meia num autêntico sacrifício não é de todo aceitável.
Parecia que transportava carga em vez de passageiros que pagaram o seu bilhete.
A TAP, enquanto companhia de bandeira e uma grande sugadoura de dinheiros públicos, mais uma defraudou e não honrou o seu país, Portugal. Ontem em particular, foi uma péssima embaixadora nacional.

Pessoalmente fujo como o diabo da cruz de voar na TAP. Quando paguei este voo tinha a indicação que era um voo Alitália, mas afinal e infelizmente, era operado pela transportadora aérea nacional em code share - AZ 7752 - com várias companhias áreas.

Como companhia aérea, a TAP deixa muito a desejar e não presta um bom serviço ao país.
Sempre que viajo nela, tal como ontem, só confirma cada vez mais esta minha opinião.