sábado, 28 de junho de 2014

uma música para o fim de semana - Sónia Cabrita



Mais uma pérola do jazz nacional. E o melhor é que é uma pérola feminina, num mundo onde o sexo masculino impera.
Sónia Cabrita, mas nascida em Lisboa em 1978 mas radicada em Faro tornou-se baterista por acaso. Foi quando entrou para uma banda rock feminina e ficou com o único instrumento disponível e que ninguém queria: a bateria.
O seu percurso musical começou pelo rock.

Dedicou-se ao jazz quando percebeu que o rock  não estava a dar. Deparou-se como seria de esperar com dificuldades para se impor no mundo jazzístico.
Sentiu que conseguiu finalmente quebrar o gelo quando gravou o seu primeiro álbum "Little B" em 2012 em edição de autor.

Foi com este álbum e simultaneamente com o tema Little B's Poem que nele consta, que ganhou a sua alcunha Sónia "Little B" Cabrita. O que neste meio significa ganhar o reconhecimento e os respectivos galões.

Curiosamente Little B's Poem não é um original de Sónia Cabrita mas do álbum Components de 1965 (Blue Note) do vibrafonista americano Bobby Hutcherson. Música pela qual a baterista se apaixonou e que fazia todos os possíveis para o tocar nos concertos em que participava.

O seu quarteto é composto por Zé Eduardo, um dos seus professores, no contrabaixo, Sónia Cabrita na bateria, Giotto Roussies no Fender-Rhodes e Wenzl McGowen no saxofone tenor.

A música deste fim de semana é o tema que lhe valeu a alcunha. Convidou o espanhol Arturo Serra para o vibrafone que confere a Littles B' Poem um toque de frescura muito característico deste instrumento.

E o segundo trabalho de Sónia já anda a ser pensado...


Bom fim de semana :)




quarta-feira, 25 de junho de 2014

Rui Unas - vamos ajudar o Gana (Help Ghana)


Amanhã, por cinco golitos marcados por Portugal ao Gana, o Rui Unas propõe em troca, a barba do Meireles, o Bruno Alves que "mete medo ao susto" e o "sifilento" do Postiga.

Só se esqueceu do Paulo Bento. Aí o negócio era perfeito...





segunda-feira, 23 de junho de 2014

série "estatísticas da vida" - XCI


Deve ser por isso que 16% das mulheres nascem louras, 33% são louras... ;)




Ou em alternativa tirar a playstation, PSP, WII e mandá-los lá para fora brincar...