sábado, 28 de novembro de 2015

uma música para o fim de semana - X-Wife


Quando os Happy Mess surgiram na "uma música para o fim de semana", no mês passado, descobrindo que eles tinha participado num anúncio para a Toyota, recordei-me que os X-Wife faziam parte da banda sonora do FIFA 16 com o tema Movin Up.

Movem-se nas águas do rock eléctrico, indie, punk rock. Ando por pouco por estes lados, Ocasionalmente molho os pés como neste caso, quando soube que faziam parte do universo sonoro do FIFA 16

Tal como os Happy Mess, os X-Wife, uma banda de três elementos vindos do Porto, enfermam de uma parecença muito grande, e que torna a comparação muito difícil de ser não ser feita. João Vieira tem o timbre e a estridência da sua voz, a soar durante quase todo o tempo da canção com Mick Jagger dos imortais Rolling Stones.

No que me diz respeito, tenho tendência a desvalorizar as vozes (e as canções) quando estas colagens, intencionais ou não, acontecem,
Mas fui capaz de ouvir mais vezes Morning Sun enquanto escrevia o texto dos Happy Mess, do que hoje os X-Wife e o Movin Up.
Ao contrário do que é habitual, a  música desta semana, foi escrita ao som do piano de Bill Evans - Moon Beans e How My Heart Sings.


Para um dia de sol como este sábado está a ser, Movin Up faz sentido.
Expansivo, extrovertido, puxa pelo corpo, como acontece com Sigrid Deforche neste vídeo assinado pelo conhecido dedo de André Tentugal dos We Trust.
Talvez por isso este tema tenha sido escolhido para figurar nas banda sonora do mais famoso jogo da EASports.

É bom para abrir a janela, deixar entrar o sol por ela, sentir o ar fresco a limpar e renovar a atmosfera da sala, enquanto as camadas de pós dos móveis são retiradas pelo vai e vem de um pano silencioso, ou então acompanhadas por um, ou talvez não, dissonante ruído do aspirador do pó ;).


Bom fim de semana :)






quinta-feira, 26 de novembro de 2015

politiquices


O grande derrotado das eleições legislativas é oportunista mas forma governo, enquanto o pequeno vencedor das eleições é derrubado e tem mau perder
O governo do derrotado é suportado por esquerdas, mas não pela esquerda.
A direita de duas direitas, mas que funciona como uma só, está inconsolável e despeitada porque tendo ganho as eleições, viu derrubado o seu governo à primeira, sem apelo nem agravo.

A direita perdedora, mas que ganhou as eleições, já afirmou que reprovará as acções da esquerda suportada pelas esquerdas, sem as conhecer de antemão, tal como o derrotado que formou governo, fez, ao derrubar o governo do vencedor das eleições.

O Presidente, adiou até mais não, o ter de engolir o sapo ao ter de empossar um governo de um partido derrotado e de cor contrária à sua.
E tanto lhe custou, que em vez de indigitar o derrotado das eleições como primeiro ministro, preferiu... indicá-lo.


Politiquices...






terça-feira, 24 de novembro de 2015

a avozinha Lucy


Lucy é uma senhora encarquilhadinha, com cerca de 1m de altura, entre os 14 e 15, que talvez pesasse aproximadamente 50 kg anos, pela qual nutro um grande respeito e carinho. Apesar de não o ser, penso nela como a avozinha de todos nós.

Sempre pensei que ela seria um dos motivos que me levaria à Etiópia. E foi.
No ano passado fui visitá-la.ao Museu de História Natural da Etiópia.




Ela é o australopitecos - macaco do sul - mais antigo que se conhece.
Foi descoberta em 1974, faz hoje 41 anos - o doodle da Google, recorda-nos essa data - na Etiópia, na vila Hadar, região de Afar e terá vivido há cerca de 3.2 milhões de anos.
Deu origem à espécie Austrolopitecus Afarensis.
Ao longos dos anos foram sendo descobertos outras espécies que ganharam os nomes de onde foram descobertos ou de quem os descobriu.

Caminhavam erectos, eram bípedes, usavam utensílios, os seus braços era maiores que as pernas, portanto estavam muito adaptados à vida nas árvores e dominaram o planeta durante mais de três milhões de anos.


Eu sei que Lucy pertenceu a um ramo evolutivo, entre vários, que deu num beco sem saída, que foram extintos. O Homem Sapiens, não descende deste ramo. É um ramo independente, com uma evolução distinta, o ramo "homo". Lucy pertence ao ramo "macaca".
Mas quando olhei para ela, silenciosamente, dei por mim a pensar nela enquanto pessoa, que contribuiu para a experiência suprema que daria origem ao Homo Sapiens.

No estado actual, o Homo Sapiens, deixa muito a desejar. Não é lá um grande motivo de orgulho para a evolução...
Se bem que a avozinha Lucy, que deve o seu nome à famosa canção dos Beatles - Lucy in the Sky with Diamonds - e os seus colegas de espécie, deixaram estragos valentes no ambiente, com algumas extinções pelo meio, incluindo eles próprios.