sábado, 16 de outubro de 2021

uma música para o fim de semana - Isto é Água (Ocenpsiea)


Os Ocenpsiea são de Braga. São um quarteto cuja música que nasceu em 2014 e que se insere no jazz apesar de piscarem o olho a outros géneros como a electrónica, o hip-hop, o pop e até ao rock.
Na banda participam Tomás Alvarenga com teclados e sintetizadores, Francisco Carneiro em sintetizadores e guitarra eléctrica, o Gonçalo Lopes toca baixo e contrabaixo e o João Nuno Vilaça está encarregue da bateria.
 
Estão nesta altura a lançar o seu terceiro álbum, o Oceano Mar. Os dois anteriores são Cónega 103 em 2017 e Sabão Rosa de 2018. Ambos invisíveis ao grande público. Em Oceano Mar, a sua música é ligeira, despretensiosa, claramente despreocupada. Desprovida de grande formalismos e até de alguma seriedade. Os títulos escolhidos para os temas - por exemplo Goucha´s Eleven e Dança Teixeira - e para o nome da banda dizem tudo. O significado do nome deles fica para fechar o post.

Falta-lhes alguma solidez e sofisticação na música que tocam mas acredito que é mesmo isso que pretendem. Nota-se que há um sentimento lúdico nos seu temas. A verdade é que também são únicos e certamente situam-se num nicho, para já restrito, em que certamente alguém há-de gostar. 

Escolho para este fim de semana a faixa Isto é Água. É a que abre o álbum e porque é uma faixa que vai ao encontro do que escrevi acima.
Tem uma curiosidade. Ela própria faz a introdução à banda. O início da mesma começa com a dificuldade, uma colagem, que o pessoal das rádios tem em pronunciar o nome da banda e saber qual o seu significado.
Pessoalmente se tivesse que escolher uma música com mais sumo, melhor estruturada, talvez escolhesse Oceanografia.

A propósito, o nome desta formação bracarense é o acrónimo de Oh Chefe Eu Não Pedi Sumol Isto É Água, ou seja Ocenpsiea.
Segundo um dos elementos da formação, o nome terá surgido durante um almoço. Pois... 🙄

Bom fim de semana 😉







sexta-feira, 15 de outubro de 2021

em direcção à abolição


Dada a excessiva e sangrenta violência, e tortura, provocada em seres vivos, touros e cavalos, o governo decidiu ontem não autorizar que menores de 16 anos, anteriormente era 12, assistam às mesmas, que sejam submetidas às práticas desta barbárie.

Mesmo assim o país ainda não respeita, nem segue, as recomendações do comité das Nações Unidas para os Direitos das Crianças, de 27 de Setembro de 2019, que tinha aconselhado anteriormente Portugal que a idade miníma para assistir a tamanha crueldade fosse 18 anos.

No entanto é uma vitória por uma (longa) batalha que tem por objectivo de erradicar de uma vez por todas algo que é inqualificável e execrável, que nos envergonha enquanto país e nos impede de sermos dignos da palavra, e do seu significado, civilização.

Este é mais um passo em direcção à abolição dessa coisa abjecta que são as touradas. 💪💪










quarta-feira, 13 de outubro de 2021

um gentil gigante


Que doçura, que gentileza.
Que sensação deve ser ter um gigante - uma baleia cujo peso se mede em largas dezenas de toneladas - ao nosso lado que se aproxima de nós de uma forma tão delicada, tão amável.
A suavidade, quase ternura, do toque que uma baleia com este peso consegue dar na prancha de paddle é extraordinária.

Em vez de amar, acarinhar e viver em haromonia com o nosso planeta, estamos a destruir, a matar, a extinguir, seres vivos maravilhosos que connosco partilham a Terra e que nos proporcionam imagens como esta.

Este espantoso encontro aconteceu há poucas semanas em Puerto Madryn, Argentina.

🐋🌍💗🛡️








terça-feira, 12 de outubro de 2021

sinais dos tempos


O filho do Super Homem e da Louis Lane, John Kent (que herdou os poderes do pai), vai-se tornar bissexual e um activista nas causas sociais. Assumindo nomeadamente as causa dos refugiados e alterações climáticas, entre outras
É a própria DC Comics que o afirma através de Tom Taylor, o autor da banda desenhada. A ideia é consciencializar, adaptar e ajustar às novas realidades dos tempos que correm. Sair fora do estereótipo clássico dos super-heróis que todos conhecemos.
O facto de tal ir acontecer com o filho de um dos super-heróis mais carismáticos, mais conhecidos do mundo inteiro e acarinhado por legiões de fãs é que tem provocado algumas ondas de choque.
A decisão por parte da DC Comics parece ser realmente final.

Não é verdadeiramente nova esta visão. Em Março deste ano a Marvel já tinha anunciado que o Capitão América iria ter uma versão homossexual. Na década de 90 a Marvel tinha já um herói gay, o North Star.

Já estou a ver a preocupação dos paizinhos e mãezinhas sobre a influência que um jovem Super-Homem bissexual pode ter sobre os seus adorados filhinhos 😀

Este sair do armário por parte de personagens tão populares no universo da BD como a DC Comics e a Marvel são verdadeiramente sinais dos tempos.

As imagens ilustram o jovem John Kent e Jay Nakamura (jornalista e pirata informático) a beijarem-se.
A saída desta edição está prevista para Novembro.
Está o caldo entornado. Os puristas ofendidos já estão a caminho 😉