sábado, 5 de fevereiro de 2022

uma música para o fim de semana - Recolher (Miramar)


A dupla Miramar ( Frankie Chavez e Peixe) acaba de lançar, 28 Janeiro deste ano, o seu novo álbum, Miramar II.
O tema Recolher é o segundo single escolhido para lançar e promover a criança que nasce das mãos dos dois músicos. Resolveram chamar mais outro par de mãos e obtiveram um trio de eleição ao escolher o piano de Mário Laginha. Um contraponto bem conseguido e interessante entre o piano, mais clássico e as guitarras mais "westernizadas".

Recolher é um belíssimo instrumental. Lírico, melancólico e introspectivo, Aqui e ali parece-me que o piano tem um excesso de protagonismo, roubando demasiado palco sonoro às duas guitarras.

Bom para ouvir num suave dia de chuva enquanto um gato dorme no sofá, uma bebida está pousada numa mesa de centro e com uma mão afastamos ligeiramente a cortina para o lado, enquanto a outra está dentro do bolso das calças e propositadamente embaciamos com a nossa respiração, no vidro da janela, um pequeno circulo irregular para depois o vermos suavemente a desaparecer.


Bom fim de semana 😉









sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

dia mundial contra o Cancro


Estamos habituados a ver o laço rosa como o símbolo da luta contra o cancro da mama.
Não tão conhecido como o laço rosa existe um outro que é o azul e que representa a luta contra o cancro da próstata.

No entanto quando falamos do dia mundial da luta contra o cancro, descobrimos que infelizmente existem muitos outros laços de várias cores, em que cada uma delas representando a luta contra os respectivos cancros.

Abaixo temos as cores para os cancros dos ovários, pâncreas, pulmões, leucemia, rins, cólon, linfoma, útero entre outros. Neste dia, o Dia Mundial da Luta contra o Cancro, olhemos para essas cores, para outras formas de cancro tão devastadoras e letais, se não mais, que as da mama e próstata.

Hoje é um dia de consciencialização, de reflexão, para o cancro ns suas diversas formas.
Estima-se nas próximas décadas uma em quatro pessoas ou cinco pessoas morrerão de uma destas formas de cancro.

São quatro as principais causas para o aumento desta taxa de mortalidade por cancro: um envelhecimento cada vez mais prolongado no tempo, aumento da exposição a pesticidas, metais pesados e outros poluentes e alimentação pouco saudável e variada, onde o consumo de carne e peixe terá que ser preterido e diminuído face ao consumo de vegetais.









quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Aspie - ser Asperger


O difícil mundo das pessoas com Síndrome de Asperger.
Uma curta explicando como é ser "Aspie", como é o mundo visto e percepcionado por estas pessoas.

Num mundo tão normalizado, tão regulamentado como o que vivemos, ser diferente apesar de poder ser uma benção e trazer valor acrescentado, é encarada como uma ameaça, algo a ser colocado de lado, algo que tem que ser forçosamente... normalizado. 
Temos que rir ou sorrir quando os outros querem, ou pensam que devemos rir e sorrir. Temos que ser sociais quando não somos capazes de o ser ou não sabemos como ser.  Caso contrário nunca sairemos da prateleira em que nos colocam. A incompreensão, a intolerância propositada ou por desconhecimento, mata-nos por dentro. Por vezes literalmente.

Compreendam o que é ser Asperger, o que é ser autista, personalidade border line, acima de tudo o que é ser diferente. E não nos forcem. Jamais. Tal é tão difícil, quase tão incompreensível e tão doloroso que não imaginam o quanto pode ser para nós. O que mais precisamos não é de alguém que nos vem confortar dizendo palavras que já conhecemos e sabemos. Soando vãs, vazias, porque são estereotipadas, uma tentativa de nos ajustarem, de nos normalizarem, de nos relativizarem e de nos colocarem no "bom caminho". 
O que precisamos é que alguém esteja ao nosso lado, a ouvir-nos a falar em... silêncio. E seja capaz de o compreender. 

E se pensam que é difícil lidar connosco, da forma como somos, imaginem, se conseguirem, o que é lidar com todo um mundo que é totalmente diferente de nós.












Bugatti Chiron - 414 km/h


A forma como aquele velocímetro sobe é inacreditável.
O Bugatti Chiron, conduzido pelo milionário checo Radim Passer, atingiu 414 km/h numa autobhan alemã sem limite de velocidade.
A esta velocidade o efeito túnel da visão deve ser tremendo. Deve ser bem estreito.

Radim Passer vai ser processado, não pela velocidade atingida, mas por condução perigosa, ao ter colocado vidas de outros condutores em risco.