sexta-feira, 7 de maio de 2010

World Press Photo 2010 - Lisboa


O melhor do que se faz em fotojornalismo pode ser visto em Lisboa no Museu da Electricidade.
A World Press Photo abre a sua exposição hoje e está aberta ao público até ao dia 23 deste mês.



Para quem não puder testemunhar neste museu o poder e a força do fotojornalismo, tem em alternativa o link para a página dos vencedores das diversas categorias deste concurso.

A World Press Photo, fundada em 1955, é uma instituição independente com fins não lucrativos, com sede em Amesterdão (Holanda).
Tem por objectivo estimular este tipo de fotografia e a promoção de conhecimentos e experiências.


Fotografia vencedora da ediçao de 2010 (fonte Google Imagens)



quarta-feira, 5 de maio de 2010

O sapo de Sócrates

Ontem provavelmente o PS suspirou de alívio.
Na formalização da sua candidatura às presidenciais nos Açores, Manuel Alegre ao inflectir o seu discurso suavizando as suas críticas às políticas sociais do governo e reafirmando as sua raízes socialistas, aproximou-se e previsivelmente procurou o apoio dos socialistas.



Em termos de presidenciais o PS está sem alternativas.
Olha para um lado e vê Fernando Nobre que claramente não tem perfil e não é uma candidatura ganhadora, olha para o outro e vê Manuel Alegre, um crítico do governo e do PEC que se posiciona mais à esquerda que o próprio PS.
A mudança de tendência de discurso de Manuel Alegre vai facilitar e aliviar as dificuldades morais do PS em ceder-lhe o seu apoio.

Além que seria calamitoso para o PS apoiar qualquer outro candidato de esquerda (por exemplo Jaime Gama) e arriscar outra derrota com Manuel Alegre.
Mas pessoalmente creio que Sócrates (e quem sabe Pedro Passos Coelho…) ficará melhor com Cavaco Silva na presidência. Apesar da por vezes difícil coexistência, a sua linha de pensamento político está mais próxima do governo que qualquer outro candidato presidencial. E o Primeiro Ministro sabe disso.
À semelhança dos comunistas no seu apoio a Mário Soares nas presidenciais de 1986, será Sócrates a arriscar-se a engolir o sapo...


fotografia de topo - Manuel Alegre (fonte Google Imagens)
fotografia de fundo -  José Sócrates (fonte Google Imagens)