quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Steve McCurry - Leica Hall of Fame Award


Quem leu este texto sabe que tenho uma admiração profunda por Steve McCurry. Um fotógrafo norte-americano de 61 anos que dedicou mais de metade da sua vida à fotografia.
Recentemente a Leica resolveu institucionalizar um prémio - Leica Hall of Fame Award - que distingue um fotógrafo que tenha prestado excepcionais serviços à fotografia e à marca Leica.
E para atribuição do seu primeiro prémio a escolha recaiu sobre Steve McCurry.

É ele o autor da incrível fotografia da "rapariga afegã" que tirou em 1984 quando a encontrou no campo de refugiados Nasir Bagh no Paquistão, altura em que a União Soviética já tinha invadido o Afeganistão.
Foi capa da revista National Geographic em Junho de 1985 e é considerada a mais famosa capa da revista do rectângulo amarelo desde que esta foi fundada há 121 anos. 

A Rapariga Afegã ganhou o seu nome verdadeiro, Sharbat Gula, em 2002 quando o fotógrafo numa expedição organizada pela National Geographic, a identificou após ter recorrido a técnicas biométricas comparando os padrões da íris da fotografia com a de Sharbat Gula.

Em 1986 Steve McCurry torna-se membro da agência fotográfica Magnum, por muitos considerada, eu incluído, como a melhor agência de fotógrafos do mundo.

A Leica elaborou uma pequena retrospectiva fotográfica de Steve McCurry por altura da entrega do prémio.





A música que acompanha o slide é do compositor americano Samuel Barber - Adagio for Strings Opus 11. Este adagio tornou-se conhecido pela sua utilização no filme de Oliver Stone - Platoon.




Sem comentários:

Enviar um comentário