segunda-feira, 31 de outubro de 2011

7 mil milhões


Apesar de alguns demógrafos apontarem que em Abril de 2012 é que tal acontecerá, outros afirmam que este nº já se atingiu. O facto é que segundo a previsão da ONU será neste segunda feira que nasce a pessoa nº 7 000 000 000, ou seja, a partir de hoje seremos sete mil milhões de pessoas em cima do terceiro calhau a contar do sol.

Este crescimento tem consequências nefastas. A pressão demográfica está a atingir o limite do que o nosso planeta consegue sustentar. Os recursos naturais estão a esgotar-se rapidamente e cada vez mais depressa.
Em Setembro de 2009 a população humana esgotou todos os recursos naturais - uma espécie de orçamento ecológico - que o planeta tinha para oferecer até ao final desse ano.
Este ano, 2011, a mesma situação ocorreu um mês antes, em Agosto.
Ou seja, neste momento estamos já a consumir recursos do próximo ano. É um empréstimo de quatro meses de recursos naturais ao planeta Terra do qual aparentemente não pagamos juros, mas cujas consequências e custos no médio/ longo prazo serão muito sérias.

Os efeitos da pressão demográfica sobre os recursos naturais do planeta são devastadores. A lista é longa e negra. Comum a todas a elas é a velocidade a que estão acontecer e a cada vez mais presente sensação da sua irreversibilidade.

O nº de espécies ameaçadas de extinção ou mesmo extintas e a respectiva perda de biodiversidade estão a acelerar por redução ou alteração de habitats e ecossistemas, a erosão dos solos por excesso de cultivo, excesso de mineração, desertificação, desflorestação e desmatação, poluição industrial, aumento exponencial do lixo urbano, alterações climáticas que estão a acontecer a uma velocidade maior do que era pensado e até compreendido, introdução de pesticidas e fungicidas nos solos e na cadeia alimentar, êxodo rural  com o abandono das zonas rurais em favor da zonas litorais aumentando ainda mais a pressão urbanística destas últimas.

Há quem advogue que a população deveria diminuir para garantir a sustentabilidade do planeta, mas a previsão da ONU é que no ano 2030 a Índia ultrapasse a China em população e em 2100 a população global deverá ter duplicado, atingindo qualquer coisa como cerca de 15 mil milhões de seres humanos à face da Terra.
Nem imagino qual a velocidade de esgotamento dos recursos naturais nessa altura e em que mês (ou ano) será consumido o orçamento ecológico anual que a Terra nos proporciona.
Mas certamente será um número assustador e um problema planetário para resolver. E garantidamente será tarde demais se ele não começar a ser seriamente (e globalmente) abordado por nós agora.




1 comentário:

  1. Portugal tem culpas em muitas coisas,mas nessa não,somos o 2º País do mundo onde nascem menos crianças .

    ResponderEliminar