sábado, 29 de outubro de 2011

uma música para o fim de semana - Madredeus



Gosto muito de GNR, gosto muito de Xutos & Pontapés, gosto muito de Sétima Legião, mas quanto a Madredeus eu tenho uma paixão.

E essa paixão deve-se para além dos arranjos musicais de Pedro Ayres de Magalhães, um dos mentores do grupo, mas acima de tudo deve-se à voz de Teresa Salgueiro. Ela é os Madredeus.
Quando em Novembro de 2007, anuncia a sua saída dos Madredeus, para mim foi igualmente o anúncio do seu fim.

Pedro Ayres de Magalhães tenta dar a volta à situação e cria a Banda Cósmica. Os músicos são os mesmos mas tem novas vozes femininas. Mas em 2010 esta formação vê os seus dias terminar.
Hoje em dia, Pedro Ayres de Magalhães tenta trazer de novo os Madredeus à ribalta, mas mais uma vez sem a voz de Teresa Salgueiro certamente que lhes faltará a sua verdadeira essência, a sua verdadeira natureza.

Há n canções dos Madredeus que poderia escolher para este fim de semana mas opto com facilidade por Haja o que Houver. 
É um tema extraordinário. Tem tudo aquilo que gosto nos Madredeus: a beleza e a candura da voz de Teresa Salgueiro e a delicada sonoridade dos instrumentos tocados.

É uma letra que acredita em regressos, no voltar. Aqueles cujos finos e invisíveis fios de prata une não estarão verdadeiramente separados e que o destino, a união, se cumprirá. 
Haja o que houver.




1 comentário:

  1. A voz de Teresa Salgueiro,é inconfundível,para mim uma das melhores até hoje em Portugal.

    ResponderEliminar