sábado, 6 de novembro de 2010

Monopólio - 75 anos

Monopólio faz hoje 75 anos.
Já o homenageei hoje, jogando, ficando com a banca... e ganhando. ;)

Apesar de a história atribuir a Charles Darrow a sua invenção, sabe-se que as origens do jogo de tabuleiro mais famoso do mundo, Monopólio, remonta a 5 de Janeiro de 1904. Altura em que Lizzie Maggie patenteou um jogo chamado "Landlord's Game".
O objectivo de Lizzie era demonstrar através de um jogo, que quem possui propriedades enriquece e que os que as alugam empobrecem.
Em 1924, "Landlord's Game foi revisto e passou a incluir nomes de ruas.

Mas foi Charles Darrow que ficou para história com a invenção de Monopólio.
Este jogo nasceu em 1935 pouco tempo depois da grande depressão. Charles,um inventor desempregado durante os anos da Grande Depressão, começou por fabricar e vender por conta própria exemplares do jogo a 4 dólares cada um. Com o aumento da procura do jogo, levou-o à Parker Brothers para o seu fabrico e comercialização.


A Parker Brothers rejeitou o jogo, alegando que este tinha 52 erros de concepção. Nomeadamente, levar muito tempo a concluir o jogo e regras complicadas.
Charles não se foi abaixo com a recusa e continuou a imprimir o jogo com a ajuda de um amigo. Através daquelas voltas que o destino dá o jogo foi de novo, literalmente, parar às mãos do presidente da Parker Brothers, o Sr Robert Barton.
Este marcou uma reunião com Charles Darrow.  A 6 de Novembro a Parker compra os direitos do jogo. E a partir daí estima-se que mais de 270 milhões de jogos tenham sido vendidos em 111 países e sido traduzido pelo menos para 43 línguas.
Em 1970 foi criada uma versão em braille e em 1978 saía uma versão de chocolate.
Já se joga Monopólio sem as tradicionais notas de papel, mas sim com dinheiro digital, usando cartões de crédito do próprio jogo e desde Fevereiro deste que já se pode jogar no iPhone.

O Monopólio mais caro do mundo foi feito pelo joelheiro americano Sydney Mobell. 
Custou 2 milhões de dólares. Tabuleiro de ouro de 23 quilates, com as restantes peças feitas de safiras, rubis e diamantes.

Este ano por coincidir com o 75º aniversário do nascimento de Elvis Presley, saiu uma edição comemorativa dedicada ao "rei".

Divirtam-se! :)

2 comentários:

  1. ainda me lembro de passar noites inteiras a jogar monopolio como tempo passa.

    ResponderEliminar
  2. Eu passava as tardes. E ainda passo!
    O que impressiona neste jogo, é como 75 anos depois ainda consegue manter o seu fascínio.
    Não creio que haja outro jogo de tabuleiro que consiga tal proeza.

    ResponderEliminar