quarta-feira, 22 de abril de 2015

querida Terra


Minha querida Terra

Hoje é o teu dia. O dia da Terra.
Eu gosto muito de ti. És muito bonita. Tens muito azul e muito verde.
Também gosto das nuvens brancas que estão lá no céu e da tua Lua que umas vezes está gorda e outras está magra. Deve ter uma dieta iô-iô. É o que os senhores dizem nos anúncios da televisão.

Um dia gostava de ir a África onde há animais muito lindos. Enquanto eles existem.
A minha professora diz que há muitos deles que estão a desaparecer porque as casas dos homens estão a entrar nas casas dos animais e a empurrá-los para fora delas. Os homens também os matam por causa da sua pele. Também ficam dentro de gaiolas apertadas em circos. Tiram-lhes o recreio grande e vão para recreios apertados em jardins que as pessoas pagam os irem ver. Estão sempre muito tristes
Os animais quando estão fora das suas casas, não encontram comer para eles paparem. Passam frio ou muito calor e ficam fraquinhos. Eles sofrem muito e depois morrem.

Quer eles sejam muito grandes ou cresceram muito. Magrinhos e os gordos. Há uns que correm muito depressa e há outros muito mais grandes e com passos devagarinhos arrancam árvores com o nariz. Ele é muito comprido e enrola-se todo e faz nós. Parece que são os elefantes. Mas não tenho a certeza. E eles são matados e muito magoados para lhes arrancarem os dentes muito longos e estreitos. Eles são brancos.
Os ri-no-ce-ron-tes também sofrem com o mesmo. Arrancam e cortam o corno que está à frente dos seus olhos. Porque vendem muito caro nos supermercados negros.
Devem ter os olhos tortos de estarem sempre a olhar para ele. Há um menino na escola que usa óculos por causa disso.

Também há outros grandes que vivem dentro de água mas que são da terra com uma boca que abre muito e tem umas orelhinhas pequenas, uns olhinhos pequeninos e uma cauda muito pequenina. Se calhar são surdos e quase cegos.
Mas o corpo é gordo. Parece um barril inchado. Ah! Parece que só têm quatro dentes. Dois em cima e dois em baixo. Os outros devem ter sido arrancados no dentista. Pobrezinhos. Deve ter doído muito e ter dado muito trabalho ao dentista. Eu tenho medo do dentista.
O nome deles é muito divertido mas muito complicado de dizer. Hitopotamos. Não sei se é assim.
Eles vivem em rios, lagos e charcos que estão a secar porque as temperaturas estão a subir muito. Por causa disso eles secam e os hitopotamos ficam queimaduras de sol na pele e de sede.

A professora diz que isto acontece não só em África, mas também noutros lugares do mundo e com outros bichos. E que esses lugares são muitos. Tentei contá-los mas não tenho dedos nas mãos que cheguem.
Tenho dois gatos. O Milu e a Ninocas. Não quero lhes aconteça nada de mau e aos outros bichinhos também não.


Numa cópia que fiz na escola dizia que em sítios distantes e também altos que há rios muito grandes de gelo. Estão a derreter-se muito depressa. E como a água deles é muita entornam tudo para o mar. O mar cresce muito e afoga os países baixinhos e as pessoas que vivem neles. Copiei que isso é devido ao calor global.
O calor global é causado pelo fumos dos carros, pelas fábricas e por vacas e mémés que dão muitos puns para o ar.


Olha Terra, fico triste com as coisas más que te fazem.
Tenho medo que um dia te zangues, deixes de gostar de nós e nos batas. Porque portamos muito mal contigo e fazemos coisas feias.
Eu sei que choras. As tuas lágrimas são pretas, sujas e cheiram mal porque as pessoas grandes deitam lixo e coisas que fazem mal para cima de ti.

Mas sabes uma coisa? Há muitas pessoas que gostam também de ti. Tentam ajudar-te e mostrar aos outros meninos e meninas que tu deves ser protegida e abraçada. Quando fazem maldades a ti também fazem maldades a eles próprios.
Que tu és a casa de todas as casas e casinhas que estão em cima de ti.


Hoje é o teu dia Terra e escrevo esta carta para ti. Mas prometo que penso muito em ti todos os dias. Quero que saibas que para mim és a menina mais bonita que conheço. E a mais grande também.
Se eu tivesse uns braços muito grandes abraçava-te muito muito e dava-te muitos beijinhos e não deixava ninguém fazer-te mal e magoar-te também.


Um beijinho pati, Terra
menino Pedrinho




Sem comentários:

Enviar um comentário