sábado, 11 de janeiro de 2014

uma música para o fim de semana - Emmy Curl


A sua voz é suave, transparente, etérea e perfumada. A sua música é muito atmosférica e quase hipnótica.
Faz-nos relembrar que a voz também tem asas e com elas podemos descobrir novos mundos e energias.

Quando a ouvi pela primeira vez associei-a aos saudosos Cocteau Twin com a voz de Elizabeth Frazer, Dead Can Dance de Lisa Gerrard e This Mortal Coil, um autêntico corropio de músicos e vozes que fizeram deste projecto um autêntico brainstorming musical pelos quais tenho, ainda hoje e por todos eles, uma grande admiração. Todos pertencentes ao fabuloso catálogo da etiqueta 4AD nos seus tempo áureos.

Emmy Curl, enveredou por uma dessas categorias em que a música é fértil com algumas delas a situarem-se nas suas franjas. Navega nas mesmas águas sonoras dos grupos anteriores que mencionei, o Dream Pop e o Dark Wave. Daí as semelhanças encontradas e de facilmente ter gostado logo à primeira.
Admiro a sua coragem. Para uma jovem de 24 anos, num encolhido e relativamente pouco evoluído mercado musical nacional e muito pouco dado a sair da sua zona de conforto (e de sucesso) não deve ser fácil percorrer (e lucrar) estes caminhos musicais menos conhecidos e trilhados pelo público português.

Emmy Curl é transmontana, vem de Vila Real e chama-se Catarina Miranda. Faz este ano 24 anos.
Talvez a sua juventude e as origens de terras agrestes lhe dêem a força e obstinação necessária para continuar a trazer lufadas de ar fresco à música nacional.

Turn Off the Light é de longe uma das minhas preferidas canções dela.
Pertence ao seu primeiro EP com cinco temas, lançado em 2010 com o apoio da Optimus Discos.


Bom fim de semana :)





Here I go

Wait for me wind, I will go with you

Here I am
Don't cry, don't speak
I am your help

Don't remember? You know me from that warm night
And now I'm here to read you another story about my ride

Take me home
Bring me some water

I'm tired, I'm broken, and I miss you
I'm tired, I'm broken, and I miss you
Turn off the light, I don't need to see you
Turn off the light, I don't need to see you
To feel your hands

hummm...

You used to sing to me
I wonder if your voice's still the same
I know you're confused and I hope you don't be ashamed
To ask me for where I've been all these years

Take me home
Bring me some water

I'm tired, I'm broken and I miss you
I'm tired, I'm broken and I miss you
Turn off the light, I don't need to see you
Turn off the light, you don't need to see me
To feel my hands
To feel the warmth
Feel my hands
Turn off the light
To feel your hands

Here I go, Here I go
Wait for me


Sem comentários:

Enviar um comentário