À frente do título do post de "uma música para o fim de semana" ponho sempre o nome do cantor e/ou músico que dá a voz ou o instrumento à música escolhida.
Este fim de semana fiquei num dilema.
Aproveitei a bolei da comemoração do centenário do nascimento do poeta brasileiro Vinicius Moraes, que teve uma fortíssima ligação ao música popular brasileira para escolher uma música onde estivesse bem demonstrada essa mesma influência. A escolha estava feita à partida. A Garota de Ipanema obviamente. A letra é dele.
Esta canção mais que brasileira é do mundo inteiro. Diz-se até que é a segunda canção com mais versões, do mundo depois do tema Yesterday dos Beatles. E acredito que sim.
O youtube está cheio delas. Mas há uma versão que gosto mesmo muito. Fui de imediato à procura dela.
É tocada por João Gilberto na viola, António "Tom" Carlos Jobim no piano, a voz da Garota é a de Astrud Gilberto, na altura a mulher de João Gilberto e por último e por causa dele a escolha desta música e versão, Stan Getz no saxofone tenor.
Daí o dilema. Ou dava a primazia a Vinicius de Moraes, o autor da letra ou subjectivamente e apenas por gosto pessoal escolheria o nome do saxofonista Stan Getz e injustamente ignoraria os restantes músicos, nomeadamente Tom Jobim. É fácil perceber quem ficou nas "gordas".
Há algumas curiosidades sobre esta canção.
A versão inglesa - The Girl From Ipanema - foi adaptada por Norman Gimbel.
Quer a letra, quer o título final são diferentes da original porque Vinicius não gostou delas.
A letra foi inspirada numa jovem chamada Heloisa que na altura tinha 17 anos e que passeava frequentemente em biquíni pela praia de Ipanema em frente ao bar onde Vinicius Moraes e Tom Jobim frequentavam regularmente.
Heloisa quando mais tarde soube que tinha sido a musa da canção, quando se casou, convidou Tom Jobim e a sua mulher para padrinhos de casamento.
Em finais da década de 50 do século passado, entre outros músicos, João Gilberto, Tom Jobim e o próprio Vinicius Moraes como letrista deram passos decisivos para a criação da Bossa Nova. Uma deliciosa mistura de música popular brasileira, particularmente samba, com jazz.
Aos poucos e poucos a Bossa Nova foi atraindo músicos de jazz oriundos de outras paragens, particularmente dos Estados Unidos da América e que ajudaram a espalhar por esse mundo fora este género musical tão típico brasileiro.
Stan Getz, Charlie Bird, Herbie Mann e Frank Sinatra estavam entre os nomes mais sonantes.
Por isso A Garota de Ipanema/ The Girl From Ipanema é um três em um. Tem Bossa Nova, Vinicius Moraes e Stan Getz.
Excelente.
Bom fim de semana :)
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar
Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
Sem comentários:
Enviar um comentário