segunda-feira, 11 de junho de 2012

Grande Ecrã - A Fonte das Mulheres


Tudo se passa algures no Atlas marroquino numa pequena aldeia muçulmana isolada, em que a única maneira de haver água é através de uma fonte afastada, onde as mulheres têm de subir e depois trazê-la, frequentemente com custos físicos elevados, para baixo enquanto os homens ficam no café a conversar e a beber chá.

Há a determinada altura uma revolta das mulheres por serem só elas a ir buscar água e reivindicam a participação dos homens. Com a recusa destes, elas iniciam uma greve ao sexo, uma greve ao amor.

A única coisa que está na sua posse e que lhes permite ganhar ascendente sobre os homens.
Ao travar esta luta vão criar divisões entre elas, entrar em choque com a sua cultura, religião e os seus próprios homens.

A história é transversal a todas as culuras. É a luta das mulheres pela sua emancipação, pela igualdade de direitos, por quererem ver a sua vida facilitada.

Em A Fonte das Mulheres observamos esta luta pelos olhos da mulher muçulmana, da cultura do norte de África e do médio oriente.

Mas sabemos que a mulher ocidental luta pelos mesmos ideais. Se bem que a níveis diferentes porque as suas necessidades serão culturalmente diferentes e também por aquilo que já conseguiu. Já não luta por uma fonte de água, mas luta pela igualdade de oportunidades, pela paridade ou pelo reconhecimento das suas capacidades intelectuais.

A partir desta premissa universal, Radu Mihaileanu (realizador de O Concerto) filma o quotidiano de uma aldeia remota norteada pelos ideais islâmicos. Assistimos aos seus hábitos, costumes e cultura.
É a outra perspectiva que A Fonte das Mulheres nos proporciona. É uma janela fiel para uma cultura que está geograficamente próxima de nós, mas que culturalmente está literalmente noutro continente.

Baseado em grandes diálogos e personagens sólidos este filme consegue prender a nossa atenção desde que se inicia.

As personagens de Leila que inicia a revolta das mulheres e Velha Espingarda, que lhe dá todo o seu apoio, são maravilhosamente compostas, respectivamente pela francesa Leila BekhtiBiyouna, uma cantora e actriz argelina.
A completar o leque das principais personagens, está o professor Sami desempenhado pelo actor Saleh Bakri.  Será ele que irá instruir Leila, a sua mulher, na interpretação do Corão que se revelará importante para que esta possa defender e fundamentar os seus argumentos na decisão que tomou.

A Fonte das Mulheres está em final de carreira nos nossos cinemas e já não será fácil apanhá-lo em cartaz, mas é definitivamente um grande filme e se ainda for possível, a ver.





Sem comentários:

Enviar um comentário