terça-feira, 12 de abril de 2011

Yuri Gagarin - 50 anos de exploração espacial



Se um dia ao caminhar, encontrasse uma poeirenta lâmpada de Aladino perdida no chão e ao apanhá-la saisse o génio e me dissesse que tinha direito a um desejo, seria fácil para mim escolher qual seria.
Ver a Pérola Azul, a Terra, suspensa num imenso pano de veludo negro, aqui e ali pontilhado por luzes brilhantes.

Talvez tenha sido desta maneira que Yuri Gagarin a tenha visto há cinquenta anos, quando a 12 de Abril de 1961 com 27 anos se tornou o primeiro homem a ir para o espaço, no primeiro voo tripulado da história, a bordo da nave Vostok 1.
Durante este voo que durou 108 minutos, Yuri Gagarin, não fez qualquer tomada de imagens, fossem elas vídeo ou fotografias.

Para assinalar o cinquentenário da primeira órbita feita à volta da Terra, o cineasta Christopher Riley e o astronauta Paolo Nespoli a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) apoiados pelas gravações áudio originais, filmaram o mais fielmente possível e em tempo real aquilo que Yuri Gagarin terá visto.

E é tão fiel que o percurso que a própria ISS fez à volta da Terra é muito coincidente com a órbita original de Gagarin. As filmagens respeitam as horas das passagens pelos continentes e transições noite/ dia que o astronauta da antiga União Soviética presenciou.
Apenas é a Lua que aparece nas filmagens que não corresponde à realidade, uma vez que Yuri não a teria podido ver por esta estar fora do seu alcance visual.

O resultado é o filme First Orbit (Primeira Órbita)


Sem comentários:

Enviar um comentário