quinta-feira, 10 de junho de 2010

viva as noivas!!!



Teresa Pires e Helena Paixão fizeram história no dia 07 de Junho deste ano. 
Tornaram-se o primeiro casal gay a casar-se ao abrigo da nova lei do casamento homossexual recentemente aprovada por Cavaco Silva. 
Teresa e Helena vivem juntas há oito anos com as suas duas filhas (16 e 10 anos), resultado de relações heterossexuais anteriores.

Já anteriormente, em Fevereiro de 2006, tinham dado a cara pelo casamento homossexual ao tentarem o casamento que lhes foi recusado. Foi uma tentativa que lhes trouxe mediatismo e reconhecida coragem. Confrontaram abertamente o público em geral com o preconceito homossexual sem no entanto recorrerem ao exibicionismo chocante que muitas vezes contribui para a retracção do público mais moderado, potencialmente mais evoluído e aberto a este tipo de uniões, extremando simultaneamente as opiniões negativas e contra. 

O primeiro teste à abertura da opinião pública talvez comece mais agora do que até antes do casamento. 
Será através das reacções do dia a dia que as filhas deste casal irão enfrentar que se poderá ter uma ideia do nível de homofobia e aceitação da sociedade portuguesa. Por agora diria que o país passou com distinção. Sem manifestações contra ou protestos irados, comportou-se de uma maneira calma e pacífica, diria até civilizadamente.
O comportamento discreto de Teresa e Helena muito contribuiu para isso. 
Talvez tenham sido o melhor agente de mudança de mentalidades que a comunidade gay poderia desejar.
A aprovação do casamento homossexual passa muito pela coragem destas duas mulheres e é justo que elas entrem para a história como o primeiro casamento gay português.

Parafraseando Neil Armstrong quando pisou a Lua pela primeira vez - "uma grande passo para a vida de Teresa e Helena, um passo gigantesco para o país".
Viva as Noivas!!!


fotografia Teresa Pires e Helena Paixão (fonte Google Imagens)

Sem comentários:

Enviar um comentário