sábado, 6 de maio de 2017

uma música para o fim de semana - Mayra Andrade


De novo o português com sotaque cabo-verdiano na Esteira.
Uma grande canção tem que ser grande em três vertentes: na voz, na música e na letra.

A voz. A cabo-verdiana Mayra Andrade nascida em Havana, Cuba, tem todo o calor envolvente do mundo exótico na sua voz.
Fascina e prende-nos como o aroma a pão quente que nos arrasta até à padaria onde este começa.

A música. Branko chama-se João Barbosa. Para fãs (não é o caso) do kuduro dos Buraka Som Sistema, facilmente o reconhecem como o grande motor criativo desta banda portuguesa. É dele que vem os arranjos musicais que complementam e sustentam fantasticamente a voz de Mayra.
Etéreos, espectrais e cheios de fantasia.

A letra. Atrai com o dilema, a contradição, o desconhecimento. O que é bom, o que é mau, a coexistência do dentro e do fora, incerteza do jindungo, uma sobremesa doce, e do quindin, um picante potente e a maravilhosa certeza que se não há o existir, então nada pode acabar.


Em Setembro de 2015, Branko lançava em nome próprio o álbum Atlas. 
Ganhou o seu título porque se tratava de um trabalho que reflectia as sonoridades de cinco grandes cidades: São Paulo, Amesterdão, Cidade do Cabo, Lisboa e Nova-Iorque.
Em Junho de 2016, sai o Atlas Expanded. As músicas do primeiro são remisturadas e é acrescentado um tema original, Reserva Para Dois com Mayra Andrade.

É este novo tema, que se desenrola num ambiente fantasista e tropical, tão atraente que é o escolhido para este fim de semana.


Bom fim de semana ☺




O sentir que trago cresce quando estou longe de mim
Tão perto, mas dentro assim... tão fora daqui
Neste ventre quente e furioso terás sempre um lugar
Além do depois...
Sem ruído, com cor e reserva pra dois

Crescer é saber e amar
Certeza sem fim
Quem me vai dizer no amor
o que é bom ou ruim?

E o sentir que trago cresce quando estou longe de mim
Tão perto, mas dentro assim... tão fora daqui

Crescer é saber e amar
Certeza sem fim
Quem me vai dizer se o meu amor
é jindungo ou quindim?

O que eu sei é que onde nada existe
Nada acaba...
Nada acaba...


Sem comentários:

Enviar um comentário