sexta-feira, 16 de setembro de 2016

série Vencedores - Luís Gonçalves






Há uma semana, Portugal ganhava a sua primeira medalha paraolímpica nos jogos de Rio 2016.
Luís Gonçalves, ganhou bronze, na prova dos 400 m, onde é campeão do mundo em título, na categoria deficiência visual T12 - campo visual inferior a 5 graus - ao terminar em terceiro atrás dos atletas chinês e marroquino.
Em 2008 nos jogos de Pequim, ficou com a medalha de prata pendurada no pescoço.


As deficiências visuais estão divididas em duas categorias - T (corridas e saltos) e F (lançamentos) que são avaliadas entre 11 e 13.
11 - a lesão mais grave e impeditiva. Completa ausência de percepção de luz ou um campo visual inferior a 5º,
12 - classificação intermédia da lesão visual,
13 - lesão ligeira e o mínimo exigido para ser considerada deficiência, um ângulo visual inferior a 20º


A admiração que tenho por estes atletas é imensa. A sua capacidade de superação é inegavelmente superior ao atleta comum.
Não só pela condição física e social, mas também pela quase ausência de apoios privados e públicos, falta de reconhecimento público a nível dos multimédia e de enfrentarem diariamente um mundo que está muito pouco, ou nada adaptado às suas especificidades arquitectónicas,

Vamos ver se o nosso hiperactivo e fala-barato líder presidencial se vai lembrar deste (e de outros) atleta na altura das condecorações.

1 comentário:

  1. Estes homens estão de parabéns! Merecem todo o nosso aplauso pelo esforço que fazem. Marcelo não os poderá esquecer. E se se esquecer, nós lembramo-lo...:)

    ResponderEliminar