quinta-feira, 21 de abril de 2016

Nina Simone 13



Faz hoje 13 anos que Nina Simone morreu. Tinha 70 anos
É preciso alguma imaginação para relacionar o seu nome artístico com o verdadeiro, Eunice Kathleen Waymon.

Tal como o seu nome artistico e verdadeiro, e se Nina é universalmente conhecida como cantora jazz e de blues, a sua educação musical de base difere bastante da sua carreira jazzistica, é essencialmente clássica, piano, com uma forte preferência para Beethoven e Brahms.
No entanto, e e tal como acontece frequentemente, este conhecimento dos clássicos, tornar-se-ia fundamental para o seu sucesso musical.
Além do jazz e do blues, Nina faz incursões pelo gospel, soul, folk, e até pelo pop e R&B.
Mais tarde declararia, que nunca gostou do facto de ser conhecida como uma cantora de jazz, mas sim de folk. Estilo com que sempre se identificou e que fez com que estivesse quase sempre presente nas suas actuações.

É fácil adjectivar a voz de Nina Simone e pode-se utilizar muitos para a caracterizar.
Na sua voz encontro, doçura, suavidade, sensualidade, uma certa tristeza e nostalgia. O seu registo é preciso, controlado. Educado. Mas tem uma magia incomparável na sua voz, um efeito hipnotizante que nos agarra e faz-nos esquecer o que se passa lá fora.

Um dos temas porta estandarte de Nina seria usado num comercial do perfume Chanel Nº5. o My Baby just Cares for Me.

A fase final da vida de Nina seria dolorosa. Enfrentaria a depressão, a bipolaridade, historial de violência doméstica do seu marido e manager Andrew Stroud e morreria aos 70 anos com cnacro da mama.

Escolher a minha canção preferida de Simone é difícil. São muitas. Inevitavelmente o My Baby Just Cares for Me, mas também Here Comes the Sun, Sinnerman, I Put a Spell on You, Don´t Let Me Be Misunderstood.

Como parece que o sol vai assumir o domínio dos céus no próximo fim de semana, aqui vai o Here Comes the Sun. Cujo original pertence aos Beatles - aqui - mas que Nina Simone, "rouba" o tema para o tornar seu.
E é maravilhoso ouvido por ela.






Sem comentários:

Enviar um comentário