quinta-feira, 21 de abril de 2016

para sempre Purple Rain


Escrever dois posts no mesmo dia sobre a morte de dois músicos, tão importantes para mim é obra.
Numa altura em que a rivalidade entre Prince e Michael Jackson andava acesa, cedo soube que Michael Jackson nunca chegaria aos calcanhares de Prince. E de facto nunca chegou.

Michael Jackson era o rei da pop, Prince era o rei de tudo. A sua versatilidade musical era imensa. Abraçou e sempre com sucesso inúmeros estilos musicais. Era um guitarrista de excelência, um cantor de elite e um dançarino extraordinário.
Tinha e manteve até ao fim uma aura de mistério, que ainda hoje não se desfez.
Excêntrico, imprevisível, enigmático, polémico.

Depois de David Bowie, a Senhora do Manto Negro leva Prince. Duas lendas partem no mesmo ano e num curto espaço de tempo. A Senhora tem estado muito activa, pelos lados da música.
Mas sinceramente, a perda de Prince é muito mais relevante e dolorosa que a do Camaleão.

Para além da lendária, Purple Rain, Cream é uma das minhas canções preferidas dele e também uma das poucas que se consegue apanhar no Youtube.
Nesta canção, Prince mostra tudo o que escrevi acima: o fantástico músico, dançarino e o cantor que era.
Há uma outra característica que está presente neste vídeo e em vários outros e que atravessava também a sua vida pessoa: a sua lascívia e vida sexual aparentemente indefinida.
Prince gostava de explorar e propositadamente deixar na obscuridade esta sua faceta. É só tomar alguma atenção ao seu símbolo, o Love Symbol.



Sem comentários:

Enviar um comentário