quarta-feira, 13 de abril de 2016

Es-pe-ta-cu-lar!!!



Acredito que haja uma boa probabilidade de isto não vir a acontecer, de serem meras palavras de pólvora seca, mas vindo da ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, ganham algum peso, alguma esperança.


Num debate promovido pelo PAN (Pessoas Animais e Natureza) a propósito da conferência sobre a lei de criminalização de maus tratos a animais, a actual ministra da Justiça, apoiou a mudança da qualificação jurídica dos animais.
De estes deixarem de ser, perante a actual lei, uma coisa, obtendo-se uma classificação “entre uma coisa e um ser humano, que é onde se situam os animais”.

Continuou:

“É comum reconhecermos que muitos animais são dotados de uma vida mental consciente. Sentem prazer e sentem dor. Têm diversos tipos de experiências sensoriais, são capazes de sentir medo, ter fúria ou alegria, agem segundo memória, desejos e intenções”, disse ainda Francisca Van Dunem na conferência.

A ministra terminou com uma citação do filósofo moral e do direito Jeremy Bentham: “Não importa se [os animais] são incapazes ou não de pensar, o que importa é que são efetivamente capazes de sofrer”.



Só uns calhaus com olhos é que podem assumir o contrário. E estou particularmente a pensar nos grunhos dos toureiros. Essas coisas que envergonham um país inteiro ao defender a barbárie das touradas.


Há esperança!! :))))))


1 comentário:

  1. Vi ontem. Fiquei feliz. Não me parece que sejam palavras de pólvora seca.
    "The times they are a.changing" Vão soprando novos ventos em algumas áreas e isso é bom:)

    ResponderEliminar