sábado, 20 de fevereiro de 2016

uma música para o fim de semana - Cordis





Já antes tinham passado pelos palcos da Esteira. E não sendo particularmente fascinado pelos Cordis, chamo-os de novo.
Cordis é uma dança musical a dois um pouco estranha, interessante, mas que nem sempre resulta bem: o piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa.
Sendo dois instrumentos tão diferentes nas sonoridades, nota-se facilmente a diferença de texturas e a forma como dialogam entre eles.
Tocam juntos há dez anos. Não é de admirar que se sinta e haja um grande intimidade entre os dois instrumentos, um grande conhecimento entre eles. Remete-me para o universo de Dead Combo, dois instrumentos e uma cumplicidade que emana desde o primeiro minuto.

O que mais me incomoda neste duo, é a presença, muito facilmente de identificar, dos fados de Coimbra, por força, naturalmente da guitarra portuguesa.
Contraponho com Custódio Castelo, pessoalmente o músico que melhor sabe tocar e explorar as cordas desta guitarra, que consegue sair da caixa dos fados de Coimbra e de Carlos Paredes.

Por isto a música para este fim de semana, sai de Terceiro.
O primeiro álbum dos Cordis surge em 2008 (Cordis piano & guitarra portuguesa), Cordis 2 em 2011 e o mais recente, Terceiro em Novembro do ano passado.

Em Terceiro, os Cordis vão buscar convidados e então sim, a guitarra portuguesa, sobressai, mesmo mantendo o registo que a tornou conhecida.
Um dos maiores e melhores exemplo em como a adição de um terceiro instrumento de voz grave, o saxofone do madeirense Edjam, faz toda a diferença na revisitação de Valsa por um Tempo que Passou de António Portugal.

Aos 0.48min o saxofone alto entra maravilhosamente e a dupla piano/ saxofone dominam mais de metade do tema. Quando a guitarra portuguesa aos 3.03 min, sabe bem. O contraste com os três minutos anteriores é grande e muito desejado.
O final do tema acaba com outra dupla intensamente abraçada, a guitarra portuguesa e a flauta de Edjam.
Se ouvirem este mesmo tema tocado "apenas" com piano e guitarra, verão como ele é "pobre".


Bom fim de semana :)





3 comentários:


  1. Acabei de ouvir...gostei.
    A entrada da guitarra portuguesa é um momento sublime! E o final também com a flauta é "em grande". Muito bom!

    Mas vou passar a fazer assim: oiço a música sem as tuas explicações e depois oiço uma segunda vez já depois de as ler. Assim confronto duas audições. A segunda, revista e melhorada:)

    "O que mais me incomoda neste duo, é a presença, muito facilmente de identificar, dos fados de Coimbra, por força, naturalmente da guitarra portuguesa."

    Não gostas de fados de Coimbra? Não sei se entendi bem...

    ResponderEliminar
  2. De facto não morro de amores pelos fados de Coimbra.
    Não sou um fã do típico timbre das vozes e das guitarras dos fados de Coimbra.
    Blasfémia...

    ResponderEliminar
  3. Blasfémia, não. Gostos não se discutem...:)

    ResponderEliminar