terça-feira, 19 de janeiro de 2016

primeira compra do ano


Se a minha primeira compra deste ano, reflectisse o que este irá ser nos próximas doze meses, 2016 seria um ano fantástico.

Calmo, sereno, límpido, Seria lírico, colorido, rico em descobertas e novidades.
Um ano quase New Age, de pairar no ar.

É assim que o trio do dinamarquês, Jakob Bro (guitarra), o norte-americano, Thomas Morgen (contrabaixo) e o mítico baterista norueguês, Jon Christensen tocam o álbum da ECM de 2015, Gefion.

Jakob tem a parte de leão no disco. Nem sempre gosto quando o elemento líder de uma formação domina um álbum inteiro com o seu instrumento.

Gosto quando há democracia. Quando há lugar para todos eles. Mas aqui o domínio da guitarra, em quase todas as faixas faz todo o sentido. Ela é a alma de Gefion. As suas notas são espectrais, ficam em suspenso no ar sendo sopradas suavemente pela secção rítmica de Jakob Bro.

Apesar de discreto, a soar quase lá ao longe, a bateria de Christensen, é absolutamente imprescindível. O norueguês, tem um trabalho rico, delicado, mas sofisticado.
Morgen tem o contrabaixo ritmado e incisivo. Tanto está quase no horizonte sonoro onde música e silêncio se unem, como consegue imperial e mostrar o caminho à guitarra de Jakob.

Este tem sido o trio que mais tem tocado na minha sala, desde que entrei em 2016.
E creio que nos próximos meses continuará a sê-lo.






Sem comentários:

Enviar um comentário