domingo, 21 de junho de 2015

três meses para o Outono


Hoje começa o verão.
De imediato o cansaço, a prostração a cola-se ao corpo.

Se o começo da Primavera não é particularmente entusiasmante, o começo do Verão é deprimente.
Sol, calor, pessoas. Uma diabólica trindade para mim que dura uns inacreditáveis e sofridos três meses.

É nesta altura que pago o preço por apreciar tanto o Outono e o Inverno. Tolero tão bem as temperaturas baixas e a chuva, como amaldiçoo o sol e o calor.
Todos procuram o sol e o fujo dele como o diabo da cruz.

O Verão representa para mim o Outono das outras pessoas, Fico cansado e prostrado. Fico caduco. Gelatinoso.
Ando cansado e os suspiros são mais profundos e frequentes que nunca.

Todas os lanços de escadas tornam-se íngremes e longos. Dar um passo para sair de casa é um esforço feito à custa de razão.


É uma estação que põe toda a gente a querer expor o mais possível qualquer centímetro quadrado de pele ao sol.
É quando os atletas de verão vão querer mostrar o que não conseguiram em apenas dois ou três meses de ginásio. E é a recompensa de dois ou três meses de quem passa um ano no ginásio a dar duro e a olhar narcisisticamente para o espelho para mostrar o que realmente conseguiram.

A estação da efemeridade. Os bronzeados que duram um par de meses, as dietas que duram um par de meses, os corpos que afrouxam após um par de meses.

As paisagens deixam de ser idílicas, misteriosas. As cores, queimadas pelo Sol, tornam-se vulgares, tornam-se só cores mascaradas por óculos de sol.
A paz, a calma, evapora-se nas temperaturas altas,
Os animais escondem-se e a vida suspende-se. Para tudo depois regressar à noite quando as temperaturas baixam e a luz diminui.

No fundo o verão é uma estação muito pouco interessante e apelativa.
Toda a gente pensa no verão, porque é no verão que é escalado o período de férias. Quem faz férias, como eu, fora desta estação, percebe perfeitamente que o verão é apenas um nome.

Há apenas duas coisas interessantes que vale a pena saber sobre o solstício de verão: os raios solares no hemisfério norte são perpendiculares ao Trópico de Cancer e portanto incidem com maior força sobre o hemisfério norte e que a partir daqui os dias são sempre a diminuir.

Ah!! Faltam três meses para o Outono :)


2 comentários: