sábado, 17 de janeiro de 2015

uma música para o fim de semana - Lisboa String Trio (LST)


Matéria.
É o primeiro álbum de três grandes senhores das cordas nacionais que constituem o Lisboa String Trio - LST.
Carlos Barretto no contrabaixo, José Peixoto com guitarra clássica e a tocar guitarra portuguesa, Bernardo Couto.
Para quem conhece Ralph Towner não é difícil perceber que a formação deste trio talvez tenha sido inspirado na sonoridade do guitarrista americano e do trabalho do seu trio em Travel Guide.

O objectivo do trio nacional é tocar jazz tipicamente português. Dificilmente se reconhece o jazz, apesar de este lá estar mas isso será o que menos interessa.
Os LST atingiram aquilo a que se propunham, a portugalidade da sua música. De imediato há o espírito único do som da guitarra portuguesa.

Sem grandes dificuldades viajamos para as vielas labirínticas do velhos bairros lisboetas. Para os pregões das peixeiras que arrastam na sua voz o sal e o cheiro a mar.
Vemos o sol da costa portuguesa, o dourado das planícies alentejanas, o rendilhado das colchas nas janelas e dos lenços sobre as cómodas.
Ao lado do pão e vinho sobre a mesa, encontramos os tons saborosamente coloridos do fado.

Tudo isto com aquela limpidez tão característica das cordas quando dedilhadas gentilmente, com sabedoria, corda a corda, sem pressa.
Sem a ganancia de um querer ir mais além que os outros, sem querer chegar à porta mais depressa que os outros, ou alguém a querer gritar mais alto que qualquer um dos companheiros.

Não. É uma conversa entre três amigos que saboreiam um porto branco enquanto o sol se põe num miradouro de Lisboa.


Bom fim de semana :)





Sem comentários:

Enviar um comentário