sábado, 6 de dezembro de 2014

uma música para o fim de semana - José Cid


Já há algum tempo que não ia ao baú das memórias. Lembrei-em de José Cid no âmbito da iniciativa Toca a Todos. Ele é um dos cabeças de cartaz deste evento.

Durante uns largos anos José Cid dominou a cena musical portuguesa. Explode na década de 70 e inícios dos anos 80.
Quase sem se dar por isso, ele começou a desaparecer e durante algum tempo andou muito discreto, longe da ribalta mas sem verdadeiramente parar.

Da mesma maneira que se manteve discreto, nos últimos anos reapareceu em grande e em força voltando aos palcos. Não perdeu os "velhos" fãs do início da sua carreira e conquistou e eu diria surpreendentemente, novos fãs no sentido das faixas etárias do jovens adultos.
Tal como Quim Barreiros tornou-se um dos músicos mais bem amados por parte da população estudantil, participando em variadas semanas académicas.

Manteve-se igual a ele próprio. Polémico e algo desbocado. São famosas as suas afirmações acutilantes e irónicas.

"Se o Rui Veloso é o pai do rock português, eu sou a mãe."

E uma das minhas preferidas,que verdadeiramente concordo além de ser deliciosa -

"Gostava que não reparassem só no mau (…). De qualquer forma, o meu pior é muito melhor do que o melhor do Tony Carreira."

José Cid tem um ódio de estimação a Tony Carreira, afirmando que está acima dele a qualquer nível.
Que adoraria cantar com ele. Cid com o piano, Tony com a guitarra. Sem bailarinas, sem grandes luzes. Apenas um palco. E remata dizendo que o difícil seria Tony aceitar.

Para todos efeitos José Cid é um senhor da música portuguesa.
Abriu portas a novos estilos musicais, soube navegar por entre diferentes marés. Como quem diz, é um músico ecléctico de forte influências jazzísticas e rockeiras. Particularmente rock alternativo e gótico que está a caracterizar os seus mais recentes trabalhos.
Sabe saltar de estilo em estilo e divertir-se com isso. Mas levando sempre a música a sério.




Com pouco mais de 45 anos de carreira, o tema para este fim de semana diz isso mesmo - Nasci para a Música.
Quando escrevi que fui ao baú das memórias é verdade. Esta canção surge em 1978 e é uma das que mais gosto de dele.
Também gostava de ter nascido para a música. Sério que gostava. Na verdade até nasci para a música, mas foi mais para gastar dinheiro nela...

Uma última nota. O nosso amigo José Cid que está de novo com uma pedalada enorme, cheio de energia, está a poucos meses de fazer...73 anos!
Nasceu a 4 de Fevereiro de 1942. Ah pois é!


Bom fim de semana :)




Música, eu nasci prá música
Para te ver sorrir e a sonhar
E se escutares com atenção
Tens o bater do teu coração
Na minha música

Recordo-me hoje vagamente
De quando era criança
Vivia numa vila linda à beira Tejo
Tinha uma namorada loira
E os amigos da escola
Sexta-Feira Santa dia no cortejo
E o meu pai dizia filho quando fores maior
Tens que ser um engenheiro ou Doutor
Qual Doutor dizia eu
Que mau Doutor seria
Quero é cantar numa telefonia

Música, eu nasci prá música
Para te ver sorrir e a sonhar
E se escutares com atenção
Tens o bater do teu coração
Na minha música

Quando entrei para o liceu
Comecei a tocar
O Jazz, a Bossanova, o Blues e o Rock and Roll
O António, o Marco e Michael
Eram os mil cento e onze
Os Beatles, o Elton John, Bob Dylan e os Rolling
Stones

E o meu pai dizia filho
Tens que usar gravata
Vê mas é se ganhas tino e juizinho
De blusão e de Blue Jeans igual a James Dean
Já mordia cá por dentro esse bichinho

Música, eu nasci prá música
Para te ver sorrir e a sonhar
E se escutares com atenção
Tens o bater do teu coração
Na minha música

Música, eu nasci prá música
Para te ver sorrir e a sonhar
E se escutares com atenção
Tens o bater do teu coração
Na minha música

Na minha musi
Minha musi
Minha música


Sem comentários:

Enviar um comentário