quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

cinco segundos


Muito recentemente comprei Spark of Life. O mais recente trabalho do trio do pianista polaco Marcin Wasilewski para a ECM. Tem como convidado especial que participa em algumas faixas, o saxofonista sueco Joakim Milder.
Quando o fui ouvir pela primeira vez, fiquei à espera deles.


E no início é o silêncio. Cinco segundos de silêncio.
O suficiente para nos pôr impacientes porque o raio da música que comprámos ainda não começou, ou, para quem conhece estes cinco segundos, é o tempo que precisamos para nos prepararmos para ouvir o cd que comprámos ou que queremos revisitar.
É precisamente este o objectivo do alemão Manfred Eicher e da sua etiqueta ECM.

São cinco segundos brancos e puros. Um compasso de silêncio para criar um espaço vazio à nossa volta. Uma abstracção ao meio ambiente que nos rodeia. Um silêncio que expurga a realidade dela própria.
O necessário mas breve retiro espiritual para que a nossa atenção se concentre no que é importante. A obra que alguém criou a pensar em nós e cuja dedicatória vamos ouvir.

É extraordinário que alguém (Manfred Eicher) tenha pensado em silêncio e objectivamente o tenha concretizado e massificado num cd como um prólogo à música. Pelo menos desde 1990 que o faz.
Faz recordar aquele breve compasso de espera que um maestro e a sua orquestra fazem antes de iniciar o seu concerto, a famosa frase "silêncio que se vai cantar o fado" ou as bem conhecidas e ainda hoje utilizadas pancadinhas de Molière. Todas elas anunciando que brevemente algo de sublime vai acontecer.

Por isso, no início de um cd da ECM, perante esses cinco segundos de silêncio, fechem os olhos e curvem ligeiramente a cabeça. 
Sintam o seu toque, a sua envolvência, intimidade e preparem-se para o que de melhor eles anunciam: música.




Sem comentários:

Enviar um comentário