sábado, 4 de outubro de 2014

Dia Mundial dos Animais


Gostar deles é gostar de nós. São uma extensão de nós.
Somos seres vivos que vivem no mesmo planeta. Enquanto animais somos todos iguais. Sofremos, sentimos frio, sentimos dor, sentimos a perda, a fome e sede.
Gostamos da alegria, da brincadeira, de nos sentirmo-nos protegidos e confortáveis.

Por isso nós somos sencientes. Sabemos o que nos faz bem, o que nos magoa e o que nos causa ansiedade, angústia e stress.
Fugimos de quem noz faz mal, procuramos o que nos faz bem.

Nós somos todos animais. Este dia é um especialmente nosso, enquanto animal humano, e não tanto deles. É mais nosso porque somos nós que temos a capacidade e a inteligência - infelizmente nem todos - de influenciarmos, de melhorarmos positivamente as vidas dos outros animais.

E não é só de cães e gatos. Touros, porcos, vacas, vitelas animais que vivem enclausurados nos circos, animais que vivem enclausurados nos zoológicos. Animais que ninguém pensa que o são. Como os insectos, todos os peixes, todas as aves, cetáceos, crustáceos, moluscos. Ou ainda os mal amados porque são feios ou nos metem medo. Morcegos, crocodilos, tubarões, serpentes, baratas. E tantos e tantos animais que nos esquecemos que existem.

Gostar deles é gostar de nós. É gostar deste planeta. É gostar e proteger a vida. É gostar e preservar a biodiversidade.
Hoje é o dia de todos os animais. O nosso dia. O meu dia. Venha ele :)






Sem comentários:

Enviar um comentário