sábado, 6 de setembro de 2014

uma música para o fim de semana - Couple Coffe


Após os excessos e algumas parvoíces do mês de Agosto, regressa-se à sobriedade e simplicidade no mês de Setembro.
Atravessamos o atlântico e vamos ao país do português  com sotaque. É de lá que os Couple Coffe vêm. Mas eles fizeram a viagem em sentido contrário.

Couple Coffee. (de onde terá vindo este nome?? por causa do café do Brasil??) são um casal brasileiro a viver em Portugal. Tocam em duo. Uma voz (Luanda Cozeti) e um baixo (Norton Daiello), apesar de actualmente terem um quarteto.




Tenho andado há algum para colocar uma música deles que hoje finalmente aparece neste fim de semana.
Gosto da presença da tal simplicidade que mencionei na frase inicial e da letra que é muito figurativa e fácil de a desenhar à medida que esta se desenrola.
Em Conversas de Botequim, com poema do boémio brasileiro Noel Rosa, a voz e o baixo parecem fundirem-se num só. Dois gémeos que sabem o que cada um quer dizer e dizem-no ao mesmo tempo.

Além que a introdução de Luanda, meio em jeito de scat bem ritmado, prende de imediato a nossa atenção para o que vem a seguir.

Muito fixe este tema. Um jazz que não é bem jazz mas que também sai fora da bossa nova.
É retirado do álbum Puro de 2005. O primeiro álbum gravado por este casal brasileiro.


Bom fim de semana :)




Seu garçom faça o favor de me trazer depressa 
Uma boa média que não seja requentada 
Um pão bem quente com manteiga à beça 
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada 
Feche a porta da direita com muito cuidado 
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol 
Vá perguntar ao seu freguês do lado 
Qual foi o resultado do futebol, futebol 

Se você ficar limpando a mesa 
Não me levanto nem pago a despesa 
Vá pedir ao seu patrão 
Uma caneta, um tinteiro, 
Um envelope e um cartão, 
Não se esqueça de me dar palitos 
E um cigarro pra espantar mosquitos 
Vá dizer ao charuteiro 
Que me empreste umas revistas, 
Um isqueiro e um cinzeiro 

Seu garçom faça o favor de me trazer depressa 
Uma boa média que não seja requentada 
Um pão bem quente com manteiga à beça 
Um guardanapo e um copo d'água bem gelada 
Feche a porta da direita com muito cuidado 
Que eu não estou disposto a ficar exposto ao sol 
Vá perguntar ao seu freguês do lado 
Qual foi o resultado do futebol, 

Telefone ao menos uma vez 
Para três quatro quatro três três três 
E ordene ao seu Osório 
Que me mande um guarda-chuva 
Aqui pro nosso, nosso escritório 
Seu garçom me empresta algum dinheiro 
Que eu deixei o meu com o bicheiro, 
Vá dizer ao seu gerente 
Que pendure esta despesa 
No cabide ali em frente 


1 comentário:

  1. Vi-os ao vivo há uns meses e apreciei muito precisamente essa simplicidade na cumplicidade :)

    ResponderEliminar