sábado, 26 de abril de 2014

uma música para o fim de semana - First Breath After Coma



Foi o seu nome que começou por me despertar a atenção, First Breath After Coma. A primeira respiração depois do coma.
Foram buscar o nome da banda a uma música dos Explosions in the Sky, uma das suas referências musicais.

Regra geral estas bandas com este tipo de nomes têm sumo e alguma loucura sã.
São diferentes na música que fazem e têm coragem para fazer algo de novo.
Elas constituem nichos de música pelo quais gosto de entrar. Umas vez fico por lá um pouco mais de tempo outras, saio de lá mais cedo e não deixam muitas marcas em mim.

First Breath After Coma, pertence à primeira situação. A tal que de tempos a tempos entro na sua "caverna" e vou andando por lá a descobrir coisas novas.
Eles vêm de Leiria e definem-se como uma banda post-rock.

Ou seja, utilizam os mesmos instrumentos que as bandas de rock utilizam. Guitarras, baterias, sintetizadores mas em tons menos agressivos, minimais, sem os característicos riffs e quase sem utilização da voz, essencialmente instrumentais e quando esta entra também ela é de versos curtos e de curta duração face à duração geral do tema que tende a ser longo.

Os First Breath After Coma de alguma maneira (re)adaptarem o conceito, tal vez ao jeito do mercado portugês, encurtando o tempo de duração dos temas e não minimizando excessivamente o peso da voz.

Shoes For Man Without No Shoes (de novo um título bem curioso) é retirado do primeiro álbum lançado por eles e também ele com um título divertido e igualmente verdadeiro - The Misadventures of Anthony Knivet.
Anthony Knivet foi um aventureiro inglês que partiu em 1591 com o também inglês, navegador e corsário Thomas Cavendish para dar uma volta ao mundo.
A coisa correu mal e Knivet acabou preso pelos portugueses no Brasil, onde trabalhou como escravo numa plantação da família Correia de Sá durante dez anos, onde sofreu a bom sofrer.


Bom fim de semana :)




Sem comentários:

Enviar um comentário