terça-feira, 22 de abril de 2014

pela Terra, por Nós





Somos mais de 7 mil milhões de pessoas à face da Terra e com este número a crescer cada vez mais e mais rápido.
Estamos a esgotar cada vez mais depressa os recursos que a Terra pode oferecer num ano. 
Em Agosto do ano passado o ser humano já tinha esgotado os recursos que o planeta tem para oferecer durante um ano. 
Os restantes quatro meses já estávamos a viver a crédito. A tendência é para que isto aconteça cada vez mais cedo.
A crescente procura de carne, a mortandade de milhares de milhões de animais e os recursos físicos que estes consomem é gigantesco e insustentável no médio prazo.
O que estes animais sacrificados para consumo humano consomem em termos de vegetais, dá para alimentar mais gente do que a carne que eles proporcionam. A pegada ecológica que a criação intensiva deles deixa é gigantesca

Os recurso hídricos são cada vez menos menores e muitos ciegntistas advogam que será a luta pelo seu controlo uma das maiores fontes de conflito nacional e internacional dos próximo anos.

A exploração industrial, o aumento global da temperatura e as consequentes alterações climáticas que estão a acelerar a ritmos alucinantes com consequências cada vez mais (im)previsíveis, a poluição, a perda e alteração de habitat de cada vez um maior número de espécies que as põe já a franquear a porta da extinção, a redução da biodiversidade, há espécies que já se extinguiram e nunca as chegámos a conhecer, faz-nos duvidar e temer cada vez mais pelo destino no planeta.

A questão que já se coloca não é se o planeta sobrevive a nós. Tenho a certeza que sim. A geologia e a paleontologia já nos ensinaram isso.
A Terra sempre encontrou soluções para a sua sobrevivência, mesmo quando tudo parecia perdido para a vida. Sempre aconteceu algo que permitiu a manutenção da vida, ou a própria vida arranjou maneiras de assegurar a sua própria manutenção, escolhendo caminhos e formas alternativas.

A pergunta de um milhão de dólares, é se nós, seres humanos, a Humanidade, será capaz de sobreviver, ao, e no, novo planeta que está a resultar da nossa acção devastadora sobre ele.
Se as soluções que o planeta Terra e a vida vão encontrar para a sua sobrevivência serão as mesmas que nós precisamos para sobreviver nele.

:(


Sem comentários:

Enviar um comentário