sábado, 22 de março de 2014

uma música (pimba) para o fim de semana - Suzy


E "prontos". Este deve ser o ponto mais baixo, tipo Fossa das Marianas, que a Esteira atingiu musicalmente desde que "uma música para o fim de semana" existe. Quase três anos.
Mas não foi só a Esteira. O país também :(.

É difícil de acreditar que no fim de semana passado, tenha sido escolhida uma música pimba, com letra pimba, dança pimba, cantada por uma gaja pimba numa versão pimba da Beyoncé para representar Portugal no Eurovisão deste ano em Copenhaga, Dinamarca.
Mas é o espelho de um país de baixa cultura e cultura baixa. Ou seja, um país... pimba. 


Um país que prefere telenovelas monótonas, reality shows estupidificantes, literatura cor de rosa rasca, cultura pré-digerida e enlatada porque não tem, não lhe dão, não incutem o gosto e a capacidade de apreciar e saborear a Cultura.
É culpa do país pelo custo absurdo de um cd, de um dvd, um livro, uma ida ao um bailado, cinema e particularmente ao teatro.
Porque temos um secretário de estado da cultura que prefere vender uma colecção única de Mirós por um preço muito questionável em vez de os expor ao público.
Porque o acesso à Cultura pelo seu preço (com o IVA no seu máximo) tornou-se elitista em vez de generalista. Aristocratizou-se.
O resultado de tudo isto é uma canção medíocre, que surgiu num festival que até já não faz sentido existir.

E se houve pessoal que se indignou com os Homens da Luta em 2011, com a Suzy, nunca mais devíamos ligar a televisão. Pelo menos para a RTP1.

Quero Ser Tua, a música para este fim de semana aparece na Esteira como um autoflagelo. Vergastadas nas nossas próprias costas porque merecemos. Castigo!
É como a Troika. Em quarenta anos eles estão cá pela terceira vez. Não aprendemos. Castigo!

Bom fim de semana e de caminho vão até ao cinema e leiam um livro ou um jornal, desde que não seja o Correio da Manhã.
A menos que queiram saber o que é um não-jornal ou um jornal pimba. Uma espécie da dupla Suzy/ Emanuel em formato impresso.

:)





Sem comentários:

Enviar um comentário