terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

a um Deus invisivel





Braços estendidos numa praia do Djibouti em busca de um sinal da rede móvel somali, que lhes permita falar com quem desejam, com quem deixaram para trás, os seus familiares e amigos.
Um gesto de oração, veneração, estendido para o céu, a um Deus invisível, definitivamente não omnipotente e nem sempre omnipresente, o das telecomunicações.

São emigrantes oriundos da Somália, Etiópia e Eritreia que fazem do Djibouti um ponto de passagem para a Europa. Estão em busca de melhores condições de vida. Uma oportunidade que lhes permita fugir à pobreza, à instabilidade política, à fome e ao historial violento dos seus países.

A fotografia vencedora do concurso de fotografia World Press Photo de 2013 do americano John Stanmeyer, é plena de significado. 
Ela contém em si pobreza e desespero. Mas nela também encontramos esperança, ternura, preocupação e um moderno e muito global romantismo tecnológico.

Quando olho para ela não consigo deixar de torcer que o tão desejado sinal seja encontrado e que a vida finalmente lhes sorria.

É uma fotografia que vai bem para além do olhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário