segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

dia mundial do Gato


"Quando afagas um gato com o teu espírito, em troca eles afagam a tua alma com seu coração"




Tenho três que todos os dias, todas a noites me fazem isso. Tocam a minha alma.
Não os ter é agora quase inconcebível para mim. 
Há uma nobreza, uma dignidade, inteligência e fascínio que emana de cada um dos meus gatos, de cada um de todos os gatos.

Gatos são poemas ambulantes, escreveu Roseana Murray e recordo-me de outra frase Mary Wilkins que define igualmente na perfeição os gatos - " Os gatos amam mais as pessoas do que elas permitiriam, mas eles têm sabedoria suficiente para manter isso em segredo".
Concordo em absoluto com ambas as frases. Especialmente com a segunda.
Na verdade eles podem literalmente morrer de saudades dos seus donos. 

Por vezes alguns escolhem, determinadamente, morrer de solidão mesmo que alguém os acolha, os ame e proteja, quando estão longe dos seus donos, da sua casa, do seu território, quando são abandonados. 
Os gatos amam de uma maneira discreta, aparentemente desinteressada, mas aberta, sincera, generosa e silenciosa. E precisam exactamente de serem amados da mesma maneira respeitando a sua natureza felina.

Enquanto os cães sabem que estão a lidar com um ser humano adaptando o seu comportamento a nós, mas os gatos vêm-nos não como seus donos, mas como iguais a eles. 
Podem não ser efusivos, podem ser esquivos e fugirem até de nós quando inutilmente pretendemos pegar ao colo ou dar-lhes um abraço. Mas tal comportamento é aparente. 
Podem não ser animais de obediência, mas são animais de confiar. E quando essa confiança é quebrada é difícil recuperá-la.
A sua complexidade comportamental é deliciosamente simples.

À sua maneira demonstram o quanto gostam de nós estando muitas vezes ao nosso lado sem os vermos. Roçam o seu corpo e focinho nas nossas pernas e mãos, dão turras e amassam os nossos braços quando decidem aninhar-se neles, numa prova evidente de que sentem protegidos, satisfeitos e felizes. Amados.
Quando estão em harmonia connosco, com o ambiente que o rodeia, fazem um dos sons mais incríveis e deliciosos que provavelmente o ouvido de um ser humano pode ouvir vindo de um animal, o ronronar de um gato.

Após milhares de anos de convivência, ainda não somos capazes de compreender plenamente o comportamento do gato. Um felino que nunca abdicou de o ser.
Há uma grande mitologia em torno deles. Que renovam energias, que anulam energias negativas, que são guardiões de almas, que têm o mesmo tipo de aura que os humanos, observam e analisam a nossa alma, vêm o que nós não vemos, protegem-nos de espíritos malignos e por aí fora.
Não acredito nisso, mas gosto de mitologias. Por isso gosto de toda a mística, dessa mitologia que os rodeia e que foi sendo construída ao longo de milhares de anos.

À parte tudo isto, ter um gato (ou gatos) é um autêntico privilégio. 
Pessoalmente multiplico por três tudo o que escrevi neste texto.



P.S - Curiosamente existem dois dias mundiais do Gato. 
Um que se celebra hoje (17.02) criado por uma ONG italiana de defesa dos animais sob o lema "Todos Juntos Contra a Superstição".
O segundo dia é celebrado a oito de Agosto e foi criado pela IFAW (International Fund For Animal Welfare).

Na dúvida celebro os dois dias ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário