terça-feira, 14 de agosto de 2012

comunhão


A pureza, a ternura e o carinho que emana desta fotografia que circula pelo FB é imensa.

O cão, que se chama Schoep, é velho, tem 19 anos e sofre de artrite. Uma das maneiras que o seu dono, John Unger, tem de o ajudar é levá-lo para um lago. Schoep bóia, proporcionando-lhe alívio das dores que as artrites lhe provocam e adormece no peito do seu dono.

O focinho revela uma grande paz e tranquilidade. Está sem dores, relaxado. Parece que sorri. Está confortável, está no peito do seu dono, na pessoa que ele ama e confia.
Por sua vez o John está sereno. Parece que está igualmente a sorrir e talvez esteja de olhos fechados, como que a saborear o momento. Está cuidar e ajudar o seu velho companheiro de vida, que ele salvou quando o encontrou com cerca de oito meses de idade apresentando sinais de espancamento.

E se John o salvou, o seu cão retribuiu da mesma maneira. Quando a sua noiva rompeu com ele, John teve pensamentos suicidas. 
Uma noite dirigiu-se para o Lago para se matar, Schoep percebeu que algo estava errado com o seu dono e não o largou, esteve sempre com ele. Nessa altura a dedicação do seu cão levou-ou a desistir da ideia de pôr um fim à sua vida.

Quando levou Schoep para o lago, sabia que o seu companheiro estava em sofrimento. Mal conseguia levantar-se com as dores da artrite. A medicação que lhe estava a ser dada parecia não ser o suficiente para diminuir o seu sofrimento. Sabia que estava na altura de o deixar partir. Talvez tenham sido os seus últimos momentos juntos.

É preciso amar e ser amado por um animal, para se perceber a essência desta fotografia.
E se a fotografia em si é extraordinária, a mensagem que nos transmite é maravilhosa.
Dois seres vivos muito distintos entre si em comunhão e partilha de afectos.




Dedicado ao Thor. Um companheiro querido de 15 anos que me deu tudo quanto podia dar e que partiu há quase um ano.


2 comentários:

  1. Só tenho pena que nem todas as pessoas consigam perceber a beleza desta imagem e grandiosidade do amor que ela transmite.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida. Seríamos muito melhores (e mais evoluídos) como seres humanos se todos nós conseguíssemos ler, perceber e pôr em prática a mensagem e a beleza que esta fotografia nos mostra. :)

    ResponderEliminar