terça-feira, 3 de julho de 2012

o foie gras foi banido


O foie gras, o patê de pato, esse produto francês dito "gourmet" que resulta da alimentação forçada de patos e gansos que provoca o inchaço artificial do fígado, foi proibido no dia 1 de Julho deste ano, pelo estado da Califórnia nos Estados Unidos, que considerou que era uma prática desumana.

Os patos e gansos são forçados a comer várias vezes ao dia através de um tubo pneumático que lhes é enfiado na garganta, provocando sofrimento e angústia neles.
Os animais chegam a vomitar sangue devido à perfuração do esófago ou estômago causada pela inserção do tubo, desenvolvem infecções devido a vírus e bactérias e morrem frequentemente sufocados e de ataque cardíaco devido à violência desta forma de alimentar.
A taxa de morte nestas quintas de produção de foie gras, antes da ida para o matadouro, é 10 a 20 vezes maior(!) que nas quintas normais de produção de patos.

Para rentabilizar o espaço, os produtores mantêm os animais em gaiolas com o tamanho do seu corpo que ficam incapacitados de se movimentaram em qualquer direcção, apenas com aberturas para que os patos possam esticar o pescoço.

A quantidade de vezes e o tipo de alimentação (muito gorda) dada, dá origem a uma doença hepática que provoca um crescimento anormal do seu fígado até 10 vezes mais. É este aumento, este crescimento anormal que constitui o foie gras.
Verdadeiramente sempre que alguém come foie gras, está a comer uma doença do fígado artificialmente induzida num pato ou ganso.

Será isto um produto "gourmet"?









Sem comentários:

Enviar um comentário